Primeiro leilão do pré-sal será em janeiro

0
157

O bloco leiloado deverá ser o Libra, considerado o maior campo já descoberto no País, superando o Tupi.
Brasília – O governo federal pretende realizar no início do próximo ano o primeiro leilão de um bloco no pré-sal sob o novo regime de partilha da produção. A previsão foi feita pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que em entrevista ao jornal O Globo destacou que a ideia é oferecer a área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Libra está localizada a 35 quilômetros da área de Franco, que teve parte das reservas (três bilhões de barris) cedidos para a exploração pela Petrobras no regime de cessão onerosa. Em Libra, a ANP está perfurando um poço, que deverá ser concluído até o próximo mês, para delimitar suas reservas.

Pré-Sal

Haroldo Lima confidencia que estrategicamente a área de Libra não fez parte das reservas de petróleo concedidas à Petrobras para a exploração pela Cesão Onerosa (de 5 bilhões de barris). Isto porque Libra, segundo o executivo, a deverá ser o maior campo já descoberto no país, superando as reservas de Tupi (estimadas em até 8 bilhões de barris), e maiores do que em Franco (estimadas em 5,4 bilhões).

Lima não quis fazer previsões, mas técnicos da própria ANP admitem que Libra poderá ter, no mínimo, 7 bilhões de barris de petróleo em reservas.


Para ler esta matéria na íntegra, acesse o Diário do Nordeste

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta