Vai começar a Rio Oil & Gas

0

Principal evento de Petróleo e Gás da América Latina, a Rio Oil & Gas Expo and Conference é realizada a cada dois anos no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro. Este ano, o PortalMarítimo.com estará lá, cobrindo o evento.

Fomos cadastrados como Imprensa, reforçando nossa imagem, recente, mas  já forte, como Imprensa especializada. Uma imagem criada com muito trabalho e dedicação de uma equipe que, por muitas vezes, deixa algumas coisas pessoais de lado, para poder fornecer informação de qualidade, com credibilidade e falando a língua do profissional embarcado.

Desde sua primeira edição, em 1982, a feira e conferência vêm colaborando na consolidação do Rio de Janeiro como “capital do petróleo”, já que o estado concentra 80% de todo o óleo produzido no país, além de 50% da produção de gás. A Exposição é uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços, bem como, a conferência dá a oportunidade de discussão sobre os principais temas relativos às inovações tecnológicas.

Edição de 2008 foi um sucesso

Maior evento do setor da América Latina, o encontro é uma oportunidade de discutir tendências e conhecer inovações, além de prospectar e fechar negócios. A realização é do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em parceria com a Petrobras, entre outras empresas e instituições.

A escolha da capital fluminense tem motivo: o Estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo (80%) e gás (50%) do País. O público-alvo da Rio Oil & Gas é composto por empresários, profissionais, universitários e técnicos do setor, para os quais a inscrição é gratuita. Os demais visitantes pagam taxa de R$ 100.

O tema da Rio Oil & Gas 2010 é: “Do petróleo ao biocombustível: integrando conhecimento e ampliando os limites”.

O tema remete a uma questão que está colocada hoje para todo o setor de energia.

– As empresas que atuarem com a antiga visão segmentada dos negócios vão desaparecer – afirma Carlos Eugenio Ressurreição, presidente do comitê técnico do evento.

Entre os assuntos que estarão em debate nos quatro dias do encontro estão as descobertas de petróleo na camada pré-sal, a regulação do mercado de gás natural no Brasil e os biocombustíveis, além de temas relativos ao desenvolvimento da indústria nacional e à inovação tecnológica.


Clique aqui e veja mais informações sobre o evento

Eventos Paralelos:

Espaço Profissional do Futuro / Future Professional Area

Estimulado pela crescente demanda do mercado de petróleo e gás no Brasil por profissionais especializados, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), promove desde 2002, durante a Rio Oil & Gas, o Espaço Profissional do Futuro com o objetivo de estimular a interação entre o mercado e os jovens em formação.

Este ano, o programa conta com a participação de 1750 universitários em fase de conclusão de cursos nas áreas ligadas à atividade petrolífera. Os estudantes terão a oportunidade de assistir e debater temas relevantes do setor, como o panorama atual da matriz energética brasileira, demanda de recursos humanos, segurança na indústria de petróleo e gás e mulheres no ramo de petróleo e gás.

Workshop sobre Conteúdo Local

A indústria de petróleo e gás natural tem peso cada vez maior na economia brasileira – ao redor de 10% do PIB – e essa importância tende a crescer com as descobertas do pré-sal. A exigência de percentagem de conteúdo local nasatividades de exploração e desenvolvimento da produção apresenta forteincentivo à participação da indústria nacional no setor de petróleo e gás, ao desenvolvimento tecnológico, à capacitação de recursos humanos e à geraçãode emprego e renda no país.

A introdução do sistema de certificação de conteúdo local a partir da 7º Rodada trouxe a necessidade da divulgação permanente de sua metodologia para concessionários e fornecedores de bense serviços. No 3º Workshop sobre Conteúdo Local que ocorrerá no dia 15 de setembro, na Rio Oil & Gas 2010, serão apresentados os principais desafios do conteúdo local e a evolução do processo de certificação nos contratos de concessão e nos futuros contratos de partilha de produção.

Rodada de Negócios / Business Rounds

Como nas edições anteriores, a Rio Oil & Gas 2010 terá uma Rodada de Negócios, reunindo os grandes compradores do mercado de petróleo, gás e biocombustíveis e as pequenas e médias empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor. Organizada pelo Sebrae e pela ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), a Rodada  tem despertado interesse crescente da indústria, acompanhando o aumento do conteúdo nacional nas compras do setor.

Agradecemos à Organização da Rio Oil & Gas pela confiança e credibilidade depositada em nós. Temos plena noção do alto nível dos veículos de comunicação que estarão presentes e sentimo-nos lisonjeados.

Por PortalMarítimo

1 COMENTÁRIO

    • Certamente, Caê. Já estamos tendo o feedback do pessoal embarcado e isso nos deixa muito felizes.
      A cobertura da feira e dos eventos paralelos tem que ser a altura de nosso público.
      Faremos o possível e o impossível para não decepcionarmos o pessoal.

Deixe uma resposta