UE endurece normas para perfuração petrolífera em alto-mar

0

Em reação à catástrofe no Golfo do México, a União Europeia (UE) anunciou nesta quarta-feira (13/10), em Bruxelas, medidas para controlar com maior rigor as perfurações petrolíferas em alto-mar. O pacote de exigências foi apresentado pelo comissário da Energia da UE, o alemão Günther Oettinger.

Günther Oettinger - Comissário de Energia da UE

“A segurança não é negociável”, observou o comissário. “Precisamos garantir que um desastre como o do Golfo do México jamais venha a ocorrer em águas europeias.”

O pacote representa, no entanto, um recuo em relação à intenção inicial, que era de proibir, em nível europeu, as perfurações de alta profundidade no Mar do Norte. Em julho último, Oettinger acenara com uma interdição temporária, porém a proposta não encontrou maioria na Comissão Européia.

Plataforma de Perfuração do Mar do Norte, Alemanha

“Sou realista”, comentou o comissário Oettinger. “Nossa proposta é considerar uma moratória para novos requerimentos, novas plataformas e instalações que ainda não estejam em funcionamento”.

Além disso, o atual pacote deixa a cargo de cada país-membro decidir se emitirá ou não medidas proibitivas. O Reino Unido, país com intensa atividade petrolífera, pronunciou-se terminantemente contra.

Com as informações – Deutsche Welle

Por Rodrigo Cintra

 

Deixe uma resposta