Aumenta demanda por conteineiros

0

Todo mundo quer um. O total de encomendas mundiais para novos conteineiros no terceiro trimestre de 2010 é de aproximadamente 400 mil TEUS. Esse foi o maior nível trimestral para novas embarcações em mais de dois anos.

A Lloyds` List informa que o aumento nos pedidos entre julho e setembro é 10 vezes maior que a capacidade encomendada na primeira metade do ano. Aproximadamente 228 navios já foram entregues à frota global neste ano.

Apesar da maior parte das encomendas ter sido realizada diretamente pelas transportadoras, o retorno dos armadores aos estaleiros aponta sinais positivos para a frota global de conteineros. Este segmento tende a continuar crescendo nos próximos meses, com o frete global apresentando uma real expectativa de crescimento em 11,5% para o restante do ano, atingindo 138,5 milhões de TEUS.

Cerca de 37% dos porta-contêineres previstos para entrega em 2010 nos primeiros nove meses do ano foram adiados ou cancelados, e 69 embarcações totalizando 113 mil Teus foram enviadas para demolição. No entanto, o risco de excesso de capacidade continua. Um número considerável de navios ainda é aguardado para ser adicionado à frota, com uma carteira de encomendas que, apesar de reduzida em relação ao segundo trimestre, ainda equivale a 28% do total da capacidade mundial.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta