Brasil recebe o primeiro porta-contêiner de 7,1 mil TEUs da Hamburg Süd

0

A Hamburg Süd é a empresa pioneira na América do Sul no emprego de navios de grande capacidade. A companhia direcionou para atender ao mercado brasileiro a sua nova classe de navios, denominada “Santa”, que contará com 10 porta-contêineres idênticos, com capacidade para 7,1 mil TEUs cada.

O primeiro navio, o “Santa Clara”, já foi incorporado à frota da Hamburg Süd e chegará ao Porto de Santos no dia 10 de novembro, após passar por Itaguaí. Todos os porta-contêineres “Santa” entrarão no serviço entre Ásia e Costa Leste da América do Sul, denominado NGX.

Dados de mercado apontam que o tráfego da Ásia na importação tem crescido entre 15% e 20% nos últimos anos, impulsionado pelo aquecimento da economia brasileira e o câmbio favorável.

”O emprego de navios de grande capacidade na costa brasileira está a pleno vapor, principalmente, para acompanhar o crescimento do mercado mundial e atender a forte demanda do comércio”, ressalta Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd.

Segundo o executivo, os outros nove navios serão entregues em 2011. O “Santa Clara” atenderá aos portos de Itaguaí, Santos, Buenos Aires, Rio Grande e Paranaguá.

Os navios da classe “Santa” estão sendo construídos no Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Ltd. (DSME), na Coréia. São os porta-contêineres em operação que oferecem a maior capacidade para transportar carga refrigerada, com 1,6 mil tomadas reefer.

“A classe “Santa” é composta por navios de calado relativamente baixo (13,5 m), desenhados especialmente para operar em portos com limitações como os da costa brasileira”, ressalta Thomas.

O aumento da frota de navios deve continuar nos próximos anos. Até 2012, juntamente com a classe “Santa”, a capacidade total da Hamburg Süd aumentará em torno de 80.000 TEUs.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta