Ceará terá cinco poços perfurados pela Petrobras até 2013

0

Com potencial para liderar setores como energia eólica e solar, o Ceará começa a despontar também na produção de petróleo. Além dos dois poços já anunciados para 2011, o estado deve ter um total de cinco poços perfurados até 2013. A informação foi repassada pela Petrobras ontem ao Jornal O Povo.

O ano de 2013 é o prazo máximo que a estatal terá para a perfuração dos poços no Ceará e não deverá haver renovação do período. As concessões BM-CE-1 e BM-CE-2 da bacia cearense foram recebidas em 2001 por um prazo de oito anos e depois prorrogadas.

“Até 2013, a depender dos estudos em andamento e dos resultados das primeiras perfurações, um total de cinco poços poderão ser perfurados no Estado do Ceará, sendo três deles na Bacia do Ceará e outros dois na Bacia Potiguar”, segundo nota enviada ao O POVO.

Os dois primeiros poços previstos para 2011 serão em águas ultraprofundas. Segundo critério adotado pela Petrobras, utiliza-se o limite de 300m para separar águas rasas de águas profundas e o limite de 1,5 mil m para separar águas profundas de ultraprofundas.

Fim da concessão

Durante o período de oito anos a partir de 2001, a Petrobras teria que perfurar um oito poços na bacia cearense, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No entanto, a empresa não cumpriu o prazo.

Leia esta matéria na íntegra – O Povo Online

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta