Ibama discute perfuração na Foz

0

O Ibama realizará na quinta-feira (11/11) em Macapá (AP) audiência pública para discutir o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) integrantes do licenciamento de perfuração no BM-FZA-4, na Bacia da Foz do Amazonas. O encontro reunirá órgãos públicos e a sociedade civil de 11 municípios do Amapá e do Pará, incluindo as capitais.

O BM-FZA-4 é hoje o único bloco sob concessão na bacia, 100% Petrobras. A área fica em lâmina d’água de 150m, a 140 km da costa do Amapá. O cronograma da área de E&P da Petrobras prevê que a campanha exploratória será realizada pela semissubmersível Ocean Whittington (SS-52), da Diamond Offshore, ou pela Alaskan Star (SS-39), da Queiroz Galvão Óleo e Gás.

Já foram perfurados na bacia 93 poços exploratórios – 60 pela Petrobras e 33 por outras companhias, boa parte delas sob os contratos com cláusula de risco, criados nos anos 70. O esforço exploratório resultou na descoberta de duas acumulações subcomerciais de gás: Pirapema e a área do poço APS-51A.

Clipping direto – EnergiaHoje

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta