Leilões de concessão de petróleo fora do pré-sal dependem do novo governo, diz ministro

0

A decisão sobre a continuidade dos leilões de privatização de blocos para a produção de petróleo e gás natural fora da área do pré-sal passará, necessariamente, por entendimentos com a equipe da presidenta eleita, Dilma Rousseff. A afirmação foi feita nesta terça, dia 9, pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

– Eu acredito que todas essas grandes ações, agora, passam por uma conversa com a equipe da presidenta Dilma, até porque (as licitações) não ocorreram mais este ano, seriam só para o próximo ano, já no governo Dilma – disse Zimmermann.

As declarações do ministro de Minas e Energia foram dadas na sessão de abertura do 13º Congresso Brasileiro de Energia.

Também presente na sessão de abertura, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, se mostrou descrente em relação à aprovação do novo marco regulatório do pré-sal ainda este no. Para Lima, a apreciação do projeto seguirá uma tendência natural do Congresso.

– Eu também já fui parlamentar novo e é natural que todo novo parlamentar queira ver e apreciar novamente as matérias. É normal que não queiram aprovar algo já debatido – disse ele.

Haroldo Lima, porém, disse ser possível promover a 11ª Rodada de Licitações de blocos de petróleo fora do pré-sal ainda no primeiro trimestre de 2011, uma vez que seguirá o atual modelo de concessão e, portanto, não depende da aprovação do marco regulatório.

– A decisão sobre a 11º rodada, que não inclui os blocos situados na área do pré-sal, depende apenas de uma reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), que poderá ocorrer já no início do novo governo.

Clipping direto – Canal Rural

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta