Rapidinhas do Pré-sal!

0

É com a mesma pressa que querem votar o Pré-Sal ainda neste ano que mandamos estas rapidinhas sobre a menina dos olhos do governo Lula! É, meus amigos: isso está mais para “pressal”.

Leilão do Pré-Sal vai atrasar Dependente da aprovação do novo marco regulatório do pré-sal no Congresso, o primeiro leilão de blocos de exploração de óleo e gás na nova província petrolífera deve atrasar e não sairá no começo do próximo ano, prevê o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima. Na opinião ele, o atual Congresso Nacional não voltará a apreciar a matéria e deixará para os novos parlamentares a missão de votar os projetos do pré-sal -que introduzem, entre outras mudanças, o regime de partilha de produção e a obrigatoriedade de participação de 30% da Petrobras em todos os campos do pré-sal.

Investimento de 20 mi em pesquisas do Pré-Sal – A Usiminas lançou hoje a pedra fundamental do Centro de Pesquisa e Inovação que construirá no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O investimento na construção, que começará a ser feito em 2011, é de entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, cerca de dois terços do que a Usiminas destinou a inovação e pesquisa este ano. Segundo o vice-presidente de Negócios da Usiminas, Sergio Leite, o novo centro terá o objetivo de desenvolver produtos e tecnologias para atender as demandas da exploração de petróleo da camada pré-sal. A previsão é de que a construção seja finalizada em 2012.

Brasfels garante FPSO´s do Pré-Sal – O Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), assina nos próximos dias dois contratos do tipo turn key para obras de integração dos FPSOs Cidade de São Paulo e Paraty. Os contratos serão assinados com os consórcios Schahin/Modec e SBM/Queiroz Galvão. Os cascos de ambas as plataformas devem chegar ao país entre janeiro e fevereiro. Executivos das empresas estão no Brasil negociando os detalhes finais dos contratos. Com as obras, o Brasfels ficará com sua carreira lotada pelos próximos meses.

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta