Rapidinhas nem tão rápidas assim…

2

Boa noite a todos neste maravilhoso sábado, mas confesso que tive que olhar o calendário para ter certeza que hoje era sábado, pois como sempre dizem, todo dia onboard é segunda. Estreando nas rapidinhas, ainda pegando o ritmo, mas vamo que vamo, porque até incêndio já tive que combater hoje!

Pirataria – Piratas somalis sequestraram um navio com 29 tripulantes chineses ao largo da Somália, no oceano Índico. O navio Yuan Xiang foi atacado nesta sexta-feira à noite, segundo a agência Xinhua. Até agora não temos mais informações sobre as possíveis negociações.

Rio de Janeiro atrás do $O governador do Rio, Sérgio Cabral, entrou com uma Adin no STF para exigir o pagamento  de participações especiais no processo de capitalização da Petrobrás, que rendeu R$72 bilhoes aos cofres federais. O Estado quer receber sua fatia no valor arrecadado pela União com a venda, para a empresa, de 5 bilhões de barris de petróleo da camada pré-sal.

Para a Petrobrás, a reivindicação não tem base alguma, e o consultor Adriano Pires, do CBIE, lembra que ” as áreas da cessão onerosa são reservas estimadas e a participação especial só pode ser cobrada em cima da produção efetiva. Ou seja, quando o campo de Franco estiver produzindo 100 mil barris, por exemplo, cobra-se em cima destes barris”. Vamos ver no que vai dar, algo me diz que ainda vai rolar água demais (sem trocadilhos!). Fonte: Estadao.com

E por ora é isto, boa gente. Vou ficando por aqui porque o BOP tá quase em cima e essa Sonda vai seguir viagem.

yeah!

Por Caê Mahan

2 COMENTÁRIOS

  1. Menino Caê, boa noite! Não sou jornalista, nem da área de O&G. Apenas namoro um Diretor de FPSO de uma empresa do Rio….Adorei a coluna “Rapidinhas”!! Mas, para fazer uma “média” com meu amado, pode me explicar o que é “BOP quase em cima”?? Sei que BOP é uma válvula de segurança…mas o fato de estar “quase em cima” significa exatamente o que? Desculpe a ignorância….Obrigada!

  2. Olá Jucimara! De início já agradeço a participação no Portal Marítimo.

    Sim, quanto ao BOP ser uma válvula você está corretíssima, mas é uma válvula muito complexa. Significa Blow Out Preventer, e sua função principal é impedir que o óleo contido no poço “vaze” para o mar.

    Quando dizemos que o “BOP está em cima” significa que o BOP da minha plataforma (que é submerso), está fora da água. Como acabamos de perfurar, retiramos o BOP e estamos seguindo para outro poço. Se possível, eu vou tirar algumas fotos e posta-las aqui para você ter uma idéia do tamanho e da complexidade do equipamento.

    Espero ter tirato suas dúvidas, eu tentei ser o mais simples possível!

    Grande abraço e continue acompanhando o Portal Marítimo!

Deixe uma resposta