Cinco poços no pré-sal este ano

0

A Petrobras planeja concluir ainda este ano a perfuração de cinco poços no cluster do pré-sal de Santos. Caso a meta seja atingida, as perfurações na nova fronteira este ano chegarão a 16. A empresa espera receber ainda mais duas sondas até o fim do ano para conduzir as atividades na região. Atualmente são oito unidades em operação na região.

A petroleira prevê iniciar entre o fim deste mês e o início de dezembro o teste de longa duração (TLD) em Guará, no BM-S-9. O FPSO Dynamic Producer, responsável pela operação, já está no país. O TLD do prospecto Tupi Nordeste está previsto para o primeiro trimestre de 2011 e será conduzido pelo FPSO Cidade de São Vicente, que também fez o TLD de Tupi.

A empresa ainda não definiu a data em que vai declarar a comercialidade do prospecto de Tupi. A data limite é 31 de dezembro. De acordo com o gerente-executivo de E&P Corporativo da Petrobras, Eduardo Molinari, não estão previstas mudanças significativas nos 5 bilhões a 8 bilhões de barris estimados para a área do cluster. A petroleira espera perfurar mais dois poços exploratórios na área até o fim do ano, que se somarão às nove estruturas já perfuradas.

Por volta do dia 15 de janeiro do próximo ano, a empresa deve anunciar as reservas incorporadas ao longo de 2010, já constando os volumes comerciais de Tupi.

Fora do cluster, a empresa espera iniciar a produção em mais uma plataforma até o fim do ano. A previsão é que a P-57, instalada em Jubarte, inicie a produção em dezembro, com 15 mil b/d iniciais. O pico só deve ser atingido no segundo semestre do ano que vem, 180 mil b/d.

Em junho 2011 está prevista a entrada em produção da P-56 em Marlim Leste. A empresa também continua tocando o projeto Varredura, com previsão de iniciar a produção de Aruanã ainda no primeiro semestre, com o FPSO Cidade de Rio das Ostras.

A meta de produção da companhia este ano, de 2,1 milhões de barris/dia, deve fechar 2010 5% abaixo do previsto, em função da antecipação de paradas que não estavam programadas para este ano.

Clipping direto – EnergiaHoje

Por Marcus Lotfi

 

Deixe uma resposta