Leilão da ANP deve comprar 600 milhões de litros de biodiesel até 19 de novembro

0

A Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustível (ANP) realiza, a partir desta quarta, dia 17, o vigésimo leilão de biodiesel. A oferta será de 600 milhões de litros, divididos em dois lotes. O leilão se estenderá até sexta, dia 19.

O volume comercializado destina-se a atender a Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), publicada no Diário Oficial da União em 26/10/09, que estabelece em 5% o porcentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B5), a partir de 1º de janeiro de 2010. O período de entrega será de janeiro a março de 2011.

No primeiro lote serão ofertados 480 milhões de litros de biodiesel por produtores autorizados pela ANP – para exercer a atividade de produção e de comercialização de biodiesel – e que sejam detentores do Registro Especial da Secretaria da Receita Federal e do Selo “Combustível Social”. O segundo lote, de 120 milhões de litros, destina-se a produtores que preencham todos os requisitos exigidos para o primeiro lote, com exceção do Selo “Combustível Social”.

O preço máximo de referência para início do leilão é de R$ 2,12 por litro para ambos os lotes. No leilão anterior, o preço teto foi de R$ 2,32 por litro, com deságio registrado de 25,72%, refletindo o excesso de capacidade produtiva no setor.

Clipping direto – Canal Rural

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta