Petrobras bate de frente e não aceita novas condições impostas pelo Equador

4

O Equador está próximo de assinar novos contratos com a maioria das companhias petroleiras privadas que operam no país, mas algumas delas ainda apresentam resistência.

Terça-feira é o prazo final para que os executivos assinem novos acordos que eliminam os contratos com divisão de receita favorável às empresas. Algumas companhias, como a Petrobras e duas controladas pela chinesa CNPC, têm questionado os novos termos propostos.

“Das sete companhias com as quais estamos negociando, a maioria concordou com a assinatura do contrato”, disse à Reuters Wilson Pastor, ministro equatoriano de Recursos Naturais Não Renováveis, na noite de sexta-feira. “Estamos preparando os documentos”, acrescentou.

Pastor disse que o prazo de terça-feira continua vigente.

“Se na terça não assinarmos, não vamos assinar mais, com certeza”, afirmou.

O ministro disse ainda que a Ecuador TLC, unidade da Petrobras, está resistindo à renovação, mas que não tinha decidido recusar o acordo.

“Temos tido desacordos com a Petrobras”, disse Pastor. “Estamos negociando duramente. No entanto, ainda não há uma decisão final da Petrobras. Esperamos que essa decisão possa ser positiva”, acrescentou.

Se a Petrobras não chegar a um acordo, o governo pagaria uma indenização à companhia e suas operações passariam ao controle da Petroamazonas ou Petroecuador, ambas estatais equatorianas, segundo o ministro.

Pastor disse que a Petrobras não concorda com as tarifas de serviços.

“Essa é a razão principal e a Petrobras provavelmente não está satisfeita com o contrato de prestação de serviços”, afirmou.

Uma porta-voz da Petrobras no Brasil não comentou sobre as negociações.

Com as informações – Reuters

Comentário do Colunista – Brasileiro tem memória curta e não gosta muito de Política, isto é fato. Por isso, lembro aos leitores que, em 2008, Rafael Corrêa, o Fanfarrão Presidente do Equador, expulsou a Odebrecht, nacionalizando os bens da empresa e assumindo quatro importantes empreendimentos da mesma com forças militares e ameaçou expulsar a Petrobras e nacionalizar um Campo que a empresa explorava com produção diária de 32 mil barris.

Na época, Corrêa deu a seguinte declaração:

“Estão demorando muito, eu me reuni com a Petrobras e chegamos a um acordo muito claro, e estão demorando muito. Aqui ou cumprem as exigências do país ou se vão, nós não estamos pedindo esmola. Se demorarem muito, nacionalizo este campo e vão embora do país. Não vamos aguentar atrasos de ninguém”.

Já não é a primeira vez que isso acontece e na Bolívia chegaram a expulsar os funcionários de uma refinaria.

Ah, se o Brasil gostasse de briga…

Meu grande amigo Carlos Augusto da Conceição Rodrigues, Chefe de Máquinas na Modec, uma vez me disse uma coisa que se aplica muito bem a essa situação:

“Todo bonzinho morre coitadinho”

Por Rodrigo Cintra

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom Rodrigo, certamente esta é uma situação em que esta filosofia realmente se aplica pois, um país com a força econômica e a representatividade internacional como o nosso, deve se colocar de maneira mais contundente nas relações internacionais, principalmente numa questão tão estratégica quanto esta.
    Não incitamos a violência, mas sim governates que representem melhor os interesses do Brasil.
    E a propósito, obrigado pela citação!

    • Chefe Carlos Augusto dando as caras no Portal. Valeu pela participação, meu irmão.
      Sempre é um prazer ter profissionais de destaque participando de nosso site.
      Maior prazer que este, somente o de ser seu amigo mesmo.
      Espero que possa participar mais vezes.

  2. Bom Rodrigo, certamente esta é uma situação em que esta filosofia realmente se aplica pois, um país com a força econômica e a representatividade internacional como o nosso, deve se colocar de maneira mais contundente nas relações internacionais, principalmente numa questão tão estratégica quanto esta.
    Não incitamos a violência, mas sim governates que representem melhor os interesses do Brasil.
    E a propósito, obrigado pela citação!

    • Chefe Carlos Augusto dando as caras no Portal. Valeu pela participação, meu irmão.
      Sempre é um prazer ter profissionais de destaque participando de nosso site.
      Maior prazer que este, somente o de ser seu amigo mesmo.
      Espero que possa participar mais vezes.

Deixe uma resposta