Eike Batista garante ITN em Santa Catarina

0

Em almoço com políticos catarinenses, Eike Batista garantiu, no início da tarde de hoje, que o Instituto Tecnológico Naval (ITN) será implantado em Santa Catarina. Em um almoço que durou duas horas no restaurante da diretoria do Grupo EBX, o homem mais rico do Brasil disse que está esperando de oito a dez projetos alternativos para a área na qual seria instalado o estaleiro da empresa OSX em Biguaçu.

Formou a comitiva de políticos catarinenses o senador eleito Luiz Henrique da Silveira, o governador e o vice-governador eleitos em SC, Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, e o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, que saíram de Florianópolis em um jato. Durante o almoço, que começou as 13h e terminou apenas as 15h, Eike Batista apresentou vídeos com projetos do Grupo EBX no Brasil e em outros países da América Latina.

O empresário, acompanhado de executivos e técnicos, comentou sobre possibilidades diferentes para o terreno em Biguaçu. Mas descartou a implantação de qualquer tipo de estaleiro. — Ele não quis se adiantar sobre nenhum projeto, porque cada proposta será discutida pela diretoria do grupo. Mas comentou que está fora dos planos um outro estaleiro, mesmo que menor — disse Deschamps.

O ITN será pioneiro em sua área de atuação no país. Segundo José Eduardo Fiates, diretor executivo da Fundação Certi e um dos envolvidos no projeto, o instituto funcionará em uma espécie de sistema de rede. Ou seja, ele terá uma sede no Sapiens Parque, em Canasvieiras, e laboratórios e núcleos em outras partes do Estado, trabalhando em parceiria com instituições de ensino como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Instituto Federal de Educação (IFSC), entre outras.

“Teremos cursos para formar técnicos na área mecânica, eletrônica, naval, atendendo a todas as indústrias do setor naval, de petróleo e gás. No total, teremos 15 qualificações técnicas diferentes” — adianta Fiates.

Com as informações – Diário Catarinense

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta