Vem aí a ampliação do Cais do Porto de Paranaguá

0

O Porto de Paranaguá sofrerá obras de remodelação no cais comercial e ampliação do cais oeste do complexo, conforme contrato assinado ontem entre o superintendente dos Portos Públicos do Paraná, Mario Lobo Filho, e o governador paranaense, Orlando Pessuti. O investimento totaliza mais de R$ 95,8 milhões, obtidos através de recursos da autarquia estadual.

O projeto prevê a construção de um píer com 236 metros de extensão no cais oeste, o que permitirá a atracação de duas embarcações simultaneamente. “Serão construídas pontes, no modelo de pescantes, como já é o cais de inflamáveis de Paranaguá. É um conceito que não exige a construção de áreas de retaguarda, pois permite que a carga em grãos chegue via esteiras suspensas e shiploaders, os equipamentos carregadores de navios”, explicou Lobo Filho.

Por sua vez, a remodelação do cais comercial compreenderá a construção de um muro de contenção, a fim de permitir a dragagem dos berços de atracação para 14 metros de profundidade. Durante o processo, as operações de carga e descarga não precisarão ser paralisadas. “Nosso cais é hoje um cais heterogêneo e o reforço na estrutura é extremamente necessário para que possamos fazer a dragagem dos berços. Se não fizermos esta remodelação, a estrutura atual não resistirá ao aprofundamento”, comentou o superintendente.

O governador do Paraná também destacou a necessidade das obras no complexo. “Há cerca de 12 anos essas construções são cobradas pela comunidade portuária. O ex-governador Roberto Requião chegou a homologar a obra do cais Oeste, mas, por problemas judiciais, ela nunca aconteceu. Considero esta assinatura uma grande vitória para Paranaguá e para todos os paranaenses.”

Com as informações – Guia Marítimo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta