Finalizada a dragagem em Angra dos Reis

0

As atividades de dragagem do Porto de Angra dos Reis terminaram. A profundidade do canal de acesso ao terminal portuário passou de 8,5m para 10m, onde foram dragados 68 mil metros cúbicos de sedimentos. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O trabalho de dragagem foi acompanhado por um programa de gerenciamento ambiental conduzido pela Coppe/UFRJ, por meio do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig). O objetivo deste programa foi avaliar o grau de interferência da obra no ambiente e dar apoio às ações de controle, monitoramento e prevenção dos impactos ambientais gerados pelas atividades.

O cuidado com o ambiente marcou as ações do projeto. Técnicos do Programa de Gerenciamento Ambiental realizaram coletas de água antes, durante e depois da dragagem com o objetivo de avaliar sua qualidade nas áreas de dragagem e de disposição oceânica (bota-fora), local em alto-mar determinado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para despejo do material retirado pela draga. Com o objetivo de sensibilizar para as principais questões ambientais o público diretamente envolvido nas atividades de dragagem, foi implementado um Programa de Educação Ambiental para os tripulantes das dragas – brasileiros e estrangeiros, entre eles chineses.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta