Navio da Marinha realiza Comissão Oceanográfica

0

A Região Sul do Brasil receberá, a partir de sábado, o Aviso de Pesquisa (AvPq) “Aspirante Moura”, que está realizando a segunda Comissão Oceanográfica, a serviço do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). O AvPq “Aspirante Moura”, incorporado à Armada Brasileira em 17 de junho deste ano, fará escalas operativas nos portos de Paranaguá, hoje e domingo, do Rio Grande, dias 4 e 5 de dezembro, e de Itajaí, nos próximos dias 11 e 12, nos quais ficará aberto à visitação pública.

A Comissão Oceanográfica faz parte do Projeto de Monitoramento de Radionuclídeos na Costa Brasileira, encomendado pela Coordenação do Plano de Reaparelhamento da Marinha (C-PRM), com a participação do IEAPM e a colaboração técnica especializada do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Esse projeto tem previstos dezenove pontos de coleta de amostras entre Salinópolis (PA) e Rio Grande (RS), a serem ocupados ao longo de cinco anos.

Uma das razões da atracação do AvPq “Aspirante Moura” nas cidades mencionadas é apresentar à comunidade científica e à sociedade os recursos disponíveis no AvPq “Aspirante Moura”, na condição de Laboratório Flutuante de Pesquisas Oceanográficas, para plataformas de pesquisas oceânicas. O AvPq “Aspirante Moura” tem acomodações para 21 pessoas entre tripulação e equipe científica.

Com as informações – Jornal Agora

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta