Brasil tem a quarta maior encomenda de petroleiros do mundo

0

O Ministro da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, Pedro Brito, afirmou que os 49 navios que estão sendo construídos para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), credenciam o Brasil com a quarta maior encomenda de embarcações petroleiras do mundo.

– Nos próximos cinco anos, o Brasil estará tão competitivo quanto os primeiros do mundo, que são a Coreia do Sul, China e Japão. É claro que a escala de produção que eles têm ainda está muito distante [da brasileira]. Mas se o Brasil continuar fazendo os investimentos que faz hoje, com a demanda interna que temos atualmente, não tenho dúvidas de que vamos assumir as primeiras posições –, disse Brito, nesta quinta-feira, no Estaleiro Mauá, durante lançamento ao mar do Celso Furtado, em Niterói (RJ).

De acordo com o Ministro, a indústria naval brasileira deve se preparar não apenas para atender a encomenda da Transpetro e da Petrobras, mas também a de clientes de outros países.

Dos 49 navios previstos para o Promef, dois já foram lançados ao mar, o Celso Furtado, no Rio de Janeiro, e o João Cândido, em Pernambuco. Outros 44 já foram licitados e três estão em processo de licitação.

Com as informações – Agência Rio

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta