DPC informa: Vem aí mais um Concurso para Prático

2

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) torna público que preencherá, por meio de Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático a ser iniciado em 2011, vagas em algumas Zonas de Praticagem (ZP). O certame não se destina ao provimento de cargo, emprego ou função pública, sendo um simples processo seletivo e não de habilitação.

Praticante de Prático é o candidato a Prático que, após ter sido selecionado por meio de processo seletivo, está autorizado oficialmente a cumprir Estágio de Qualificação a bordo de embarcações, sob a supervisão de um Prático. Depois de concluir com sucesso o treinamento, que dura de um ano, no mínimo, a dois anos, no máximo, o Praticante realiza o Exame de Habilitação, conduzido pela Capitania dos Portos com jurisdição sobre a ZP, para, em sendo exitoso, finalmente habilitar-se como Prático.

Conforme a Lei nº 9537/1997 – Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), regulamentada pelo Decreto nº 2596/1998 – Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA) – Prático é o aquaviário não-tripulante que presta serviços de praticagem embarcado. O Serviço de Praticagem consiste no conjunto de atividades profissionais de assessoria ao Comandante, requerido por força de peculiaridades locais que dificultam a livre e segura movimentação da embarcação, sendo executado por Práticos devidamente habilitados, seja individualmente, organizados em associações ou contratados por empresas.

O Prático é certificado em apenas uma ZP, que é a área geográfica dentro da qual se realizam os serviços de praticagem. Existem, hoje, 22 Zonas de Praticagem no País, relacionadas nas Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-12/DPC), disponíveis no endereço eletrônico www.dpc.mar.mil.br. O Prático somente pode mudar de ZP mediante classificação em processo seletivo, dentro do número de vagas estabelecido para cada ZP.

O Processo Seletivo seguirá as diretrizes preconizadas na NORMAM-12/DPC que estiver em vigor à época da publicação do Edital.

O número de vagas, a data da abertura de inscrições e demais informações pertinentes ao certame serão divulgadas por meio de Edital, a ser publicado no Diário Oficial da União e na página da DPC na Internet(www.dpc.mar.mil.br), no decorrer do primeiro semestre de 2011.

A DPC informa, adicionalmente, que estão disponíveis, também na sua página na Internet, as provas escritas aplicadas nos Processos Seletivos realizados em 2006 e 2008.

Com as informações – 45graus.com.br

Por Caê Mahan

2 COMENTÁRIOS

  1. cumprimento os editores e jornalistas do site, pela excelente escolha dos temas, cuja relevancia para o business off-shore, é da maior importancia, já que,por este negócio, o brasil, vai definitivamente tornar-se o pais do futuro
    (steven zuig); nesta década, portanto nada mais importante do que a educação
    técnica-negocial da exploração de petroleo,na costa brasileira.PORTANTO ESTÃO DE PARABÉNS TODA EQUIPE, SIM SENHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ANTONIO SANCHEZ

    • Nossa proposta é essa. Manter a informação bem divulgada para todos.
      Nossa missão e visão são bem claras.
      Queremos e seremos a maior referência sobre as notícias dessa área.
      A presença cada vez mais forte de vocês aqui comentando são o sinal que estávamos esperando.
      Juntamente com o crescimento vertiginoso do número de acessos em nosso site, essa presença de vocês é a estrela indicadora de que estamos navegando no rumo certo, e assim permaneceremos.

Deixe uma resposta