Virtualy inaugura Centro de Simulação de Guindastes Portuários e Offshore

1
A Virtualy, empresa especializada em simuladores, inaugura no dia 9 na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, o primeiro Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore desenvolvidos com tecnologia totalmente nacional. O Centro será o primeiro desta categoria no Brasil e vai funcionar como ambiente de treinamento para operações em guindastes de bordo, portainer, ponte rolante e caminhões. Os simuladores estarão disponíveis para empresas, escolas e pessoas físicas, interessadas em locar os equipamentos para treinamento de mão-de-obra qualificada.

Cadeira e console do simulador

O centro terá dois simuladores com projeção em cave (caverna digital) e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, os dois formatos servem como base para operar diferentes modelos de guindastes. Os simuladores apresentam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões de manipulação da carga, carga e descarga de navio, condicionamento em situações de emergência e condições adversas de clima, entre outros.

O treinamento no ambiente portuário e offshore é importante, principalmente, para garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais serem feitos no próprio equipamento real ou fora do Brasil, como atualmente acontece.

Simulador de Operações

A tecnologia comercializada pela Virtualy foi desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia – LAMCE/COPPE. Os simuladores funcionam a partir de uma réplica de cabine com todos os comandos ativos integrados a um sistema de visualização avançado. O cenário virtual em 3D, que pode ser projetado em cave ou em monitores interligados, simula sons e condições meteorológicas em tempo real. Os cenários são reproduções do ambiente de portos brasileiros, entre eles o porto de Santos e do Rio de Janeiro, Portocel Espírito Santo.

A Sampling Planejamento, empresa de treinamentos, é parceira da Virtualy e será a primeira empresa a utilizar os simuladores do Centro de Simulação de Guindastes Portuários e Offshore para cursos de treinamento.

Com as informações – Portal Naval

Por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta