Sondas “Made in Brazil” – Um grande negócio

0

O sucesso das licitações promovidas pela Petrobras para, pela primeira vez, construir sondas de perfuração no Brasil capazes de operar em águas ultra profundas com lâmina d´água de até 3.000 metros, colocará o país na liderança da indústria offshore de alta tecnologia.

A indústria nacional respondeu ao desafio proposto há dois anos pelo governo e pela Petrobras. As propostas apresentadas por sete grupos, cinco deles de capital nacional, traz a possibilidade de ampliação de estaleiros existentes e a construção de novos, consolidando a indústria brasileira.

O índice de conteúdo nacional das 30 sondas que serão contratadas atingirá o mínimo de 65% nas últimas entregas, sendo que, no equipamento de perfuração, hoje dominado por dois grandes fabricantes internacionais, atingirá 50% de conteúdo nacional.

Além da expressiva criação de empregos, formação profissional, desenvolvimento regional e tecnológico, espera-se um grande volume de negócios para os setores de engenharia, construção, máquinas e equipamentos especializados.

Para o Brasil e para a Petrobras, a contratação das 30 sondas de perfuração confirma o sólido potencial de exploração do pré-sal e viabiliza o plano de negócios da Petrobras para os próximos anos, que levará o Brasil a estar entre os maiores produtores de petróleo do mundo.

Com as informações – ABDIB

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta