Rapidinhas vespertinas…Feito bala!

0

Essas rapidinhas estão saindo feito bala! É na coceira do dedo no gatilho que a gente noticia as rapidinhas desta tarde. Indústria do Petróleo critica tributação, Caixa quer igualar carteiras do petróleo e construção e o poço descoberto nas Malvinas semana passada é de má qualidade. Óh, coitado!

Indústria do Petróleo critica tributação – O presidente da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), Eloi Fernandez & Fernandez, apontou hoje o que chamou de “hospício tributário” como sendo um dos principais fatores que afetam a competitividade da cadeia de fornecedores de petróleo e gás no País. Segundo ele, a taxação do setor é “uma demonstração inequívoca da não competitividade dos fornecedores brasileiros” em relação aos seus pares internacionais. O dirigente também criticou veementemente a falta de crédito para estes fornecedores no mercado financeiro, para se capacitarem e melhorarem tecnologicamente suas empresas. “As empresas na China contam com diversas fontes de crédito, e isso gera um fator de produtividade diferenciado”. Por fim, o executivo lembra que, historicamente, o Brasil sofre com a falta de escala de encomendas. “Está se tentando reverter isso no momento, mas é preciso que haja um programa de longo prazo que permita aos fornecedores a tão esperada previsibilidade”, disse Fernandez & Fernandez, lembrando que recentemente a Onip realizou estudo que aponta a possibilidade de investimentos de US$ 400 bilhões no segmento de petróleo em dez anos. “Não dá para perder esta oportunidade, mas é preciso que haja condições de tomar estes investimentos para a cadeia de fornecedores no Brasil”.

Caixa quer carteira de petróleo semelhante à de construção – A Caixa Econômica Federal quer chegar ao final de 2014 com carteira de petróleo e gás semelhante à de construção civil, hoje em torno de 70 bilhões de reais, disse nesta terça-feira um superintendente regional da instituição no Rio de Janeiro. Ele afirmou ainda que a Caixa deverá elevar os financiamentos para o setor de petróleo e gás para entre 15 e 20 bilhões de reais em 2011, ante 3 bilhões de reais esperados para 2010.

Poço das Malvinas é de má qualidade – O novo poço de petróleo descoberto na semana passada no norte das Malvinas é de má qualidade, indicou nesta segunda-feira a empresa britânica Desire Petroleum em um comunicado, no qual informa que pretende fechar e abandonar a jazida. Na quinta-feira passada, a companhia havia anunciado a descoberta do novo poço, em uma faixa de dezenas de metros, e explicado que mais testes eram necessários para avaliar a qualidade e o tamanho da reserva. Os resultados destes testes, no entanto, revelaram que o óleo apresenta “intervalo fino e a qualidade da reserva é ruim”, o que levou a Desire a decidir pelo fechamento do poço.

Por Marcus Lotfi

 

Deixe uma resposta