Itajaí apresenta segundo maior crescimento portuário do planeta

0

O relatório de novembro da Drewryl Independent Maritime Inteligence coloca o Complexo Portuário do Itajaí como o segundo porto do mundo que mais cresceu no período compreendido entre janeiro e outubro de 2010. O índice apresentado por Itajaí, de 72,7%, está atrás apenas do porto de Gdansk, na Polônia, cujo crescimento nos dez primeiros meses deste ano foi de 97,4%. O porto de Vladivostok, na Rússia, ocupa a terceira posição, com o índice de 70,5%.

Além disso, o complexo registrou ontem, dia 06, operações simultâneas de três navios nos berços públicos e da APM Terminals. Atracaram os navios HS Bach – com o comprimento de 246,8 metros – no berço APMT – 2, o Maersk Jakarta – com 222,16 metros e o navio Antje Wulff – com 210,9 metros – nos berços públicos. Esta foi a primeira vez, desde as enchentes de 2008, que o Porto de Itajaí recebe três navios ao mesmo tempo.

Além de Itajaí consta no relatório da Drewryl, o porto de Buenos Aires que foi o único da América Latina a aparecer no ranking dos 25 portos com maior crescimento no planeta, ocupando a penúltima posição. “A posição ocupada por nosso Complexo Portuário consolida nossa posição de um dos mais operantes portos brasileiros e comprova as excelentes condições operacionais do Porto de Itajaí e dos demais terminais instalados nas margens do Rio Itajaí-Açu”, afirma o superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior.

A Drewryl, com bases em Londres, Singapura e Gurgaon, na India, é uma das mais importantes consultorias marítimas independentes do mundo. O grupo foi fundado em 1970 para fornecer dados, informações e consultoria para a indústria marítima global. A carteira de clientes conta com mais de 3 mil parceiros, entre os maiores players do mercado da navegação, em mais de cem países.

Com as informações – Net Marinha

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta