Mais conteineiros ociosos no Mercado

0
30

A quantidade de porta-contêineres ociosos apresentou elevação sobre a última quinzena, mas o montante de capacidade ociosa atual é apenas uma fração do registrado há um ano. Segundo infromações da Alphaliner, a frota inativa atual é de 147 embarcações, estabelecendo uma capacidade combinada de 356 mil Teus (unidade equivalente a um porta-contêineres de 20 pés), ante 142 navios e 336 mil Teus aferidos há duas semanas.

Apesar do número de navios ociosos abaixo de 3 mil Teus ter permanecido estável, foram observados aumentos entre embarcações de outras dimensões, particularmente entre aquelas de aproximadamente 5 mil Teus.

De acordo com a consultoria, a elevação pode ser parcialmente atribuída à retirada de alguns serviços durante o inverno no Hemisfério Norte. No entanto, o número de loops suspensos durante a baixa temporada é bem mais modesto do que em 2009, quando a indústria estava sofrendo de um excesso de capacidade em conjunto com uma demanda enfraquecida.

A maioria das transportadoras optou por não reduzir a capacidade, uma vez que a maior parte dos trades permaneceu lucrativa, apesar dos níveis de utilização terem caído abaixo de 80% em certas rotas. A Alphaliner também aponta que os navios controlados por operadoras continuarão a ter alto nível de aproveitamento, e a maioria da frota ociosa deve retomar atividades a partir da primavera no Hemisfério Norte.

Com as informações – Guia Marítimo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta