Rapidinhas de fim-de-ano! Faísca, fé e revelação!

0

Pelas rapidinhas de hoje dá para ver que o Portal Marítimo está entrando em ritmo de festa! Revéillon sempre dá algum atrito entre convidados, sempre tem uma tiazinha fazendo fé no futuro e a maioria está revelando expectativas para o próximo ano, não é? A faísca por aqui é do presidente Lula com Gabrielli sobre o pré-sal. A fé é da Mercosul que revisou para cima a movimentação da cabotagem e a revelação é que finalmente um navio de luxo atraca no Porto de Vitória. Vamo que vamo!

Lula discorda de Gabrielli sobre quantidade do pré-sal – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante evento do balanço de quatro anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que as projeções feitas por ele e pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, sobre a quantidade de petróleo na camada do pré-sal são divergentes. “Sei que o pré-sal não tem todo o petróleo que eu penso que tem, mas certamente tem mais do que você diz que tem”, disse Lula diretamente a Gabrielli. Lula enfatizou que a diferença das estimativas se deve ao fato de o presidente da estatal ser “obrigado” a apresentar uma previsão mais conservadora, enquanto a do presidente da República deve ser mais “otimista”. “Um dia, uma estrela vai contar quanto tem de verdade de petróleo”, concluiu.

Mercosul prevê 70 mil Teus para cabotagem até fim do ano  – A Mercosul Line Navegação e Logística Ltda. revisou para cima a expectativa de movimentação total de cabotagem para o ano. Segundo a previsão da companhia, o total da navegação nacional deve atingir a marca dos 70 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) até o final de dezembro. A previsão anterior era de 66 mil Teus – montante já superior ao registro consolidado do ano passado, quando a empresa escoou 39 mil Teus.

Navio de luxo Sul-Africano atraca em Vitória – O próximo domingo (12) marca o início da temporada 2010/2011 de cruzeiros marítimos e o Espírito Santo não ficará de fora do roteiro turístico. O Porto de Vitória vai receber um navio de luxo vindo diretamente da Africa do Sul. O Seven Seas Mariner – com capacidade para 700 passageiros – aporta na capital capixaba no dia 15 de dezembro. De acordo com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), há anos que uma embarcação com turistas não chega ao Brasil pelo “portal marítimo” (uhu!) do território capixaba. Normalmente, os navios de passageiros que passam por Vitória na temporada de verão fazem a linha de cabotagem (navegação entre os portos do mesmo país).

Por Marcus Lotfi

 

Deixe uma resposta