Personalidades da Indústria Naval homenageadas na ALERJ

0
97

O Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Rodrigo Neves (PT), homenageou, nesta última quarta-feira (08/12), as principais personalidades da indústria naval do estado, que tiveram papel importante na recuperação dos estaleiros do Rio de Janeiro.

De acordo com Neves, a solenidade teve o objetivo de reconhecer o trabalho de quem foi responsável por um movimento amplo, que incluiu trabalhadores, empresários e setores de governo na retomada do setor naval. “A solenidade acontece em um momento especial, de balanço e conclusão de uma etapa, que está se encerrando junto com o segundo mandato do presidente Lula, que teve ação decisiva na recuperação da indústria naval”, explicou o deputado.

O parlamentar destacou a luta do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na recuperação do setor. Machado foi o principal homenageado da noite e recebeu o título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha Tiradentes, principal comenda do estado. “Acompanhamos a luta do Sérgio, na Transpetro, desde 2004, quando falávamos de uma indústria que os governos anteriores ao do presidente Lula não acreditavam ser viável. O Sérgio insistiu e tornou realidade a recuperação da indústria naval brasileira, e sobretudo a fluminense”, disse Rodrigo Neves.

O cearense Sérgio Machado declarou que a porção fluminense de seu coração bate cada vez mais forte. “No Rio estudei e conheci a minha esposa. Tenho paixão por esse Estado, e sei o papel que ele tem na história do nosso País. Foi aqui que a indústria naval nasceu, e foi aqui que o presidente Lula acreditou que o setor naval e construir navios era possível”, disse o presidente da Transpetro. Além de Machado, o diretor geral da UTC Engenharia S/A, Ricardo Pessoa, também recebeu o título de Cidadão Estado do Rio de Janeiro. Já o presidente do Fórum dos Trabalhadores da Indústria Naval e Petróleo, Joacir Pedro, foi agraciado com a Medalha Tiradentes.

Foram declarados Beneméritos do Estado do Rio de Janeiro, o presidente do estaleiro STX, Miro Arantes; o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Civil e Reparação Naval, Offshore e Náutica (Sinaval), Ariovaldo Rocha; o presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), Alceu Mariano Souza; o secretário nacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM CUT), Edson Rocha; o fundador do grupo Centelha, Edmilson Gabriel; e o diretor Comercial do estaleiro Keppel Fels Brasil, Gilberto Israel. A Comissão de Fábrica do Estaleiro Eisa, representada por Luiz de Oliveira, e a Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav) receberam uma Moção de Congratulação e Louvor por sua atuação no retomada do setor naval.

Com as informações – ALERJ

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta