Pesqueiro Sul Coreano naufraga na Antártida e deixa cinco mortos

0

Um barco pesqueiro sul-coreano afundou nesta segunda-feira nas águas geladas da Antártida, provocando a morte de cinco tripulantes e deixando outros 17 desaparecidos, informaram autoridades da Nova Zelândia e da Coreia do Sul.

Vinte membros da tripulação do navio pesqueiro de 614 toneladas Nº1 In Sung foram resgatados por um barco.

O pesqueiro afundou às 6h30m (15h30m de domingo em Brasília) a cerca de mil quilômetros ao norte da Antártida e a 2.700 quilômetros ao sul da Nova Zelândia, informou o Centro de Coordenação de Resgates.

Ainda não se sabe qual a causa do afundamento do navio e não foi feita uma ligação de auxílio, disse o centro da Nova Zelândia.

A temperatura da água é de cerca de dois graus, o que significa que alguém poderia sobreviver durante cerca de dez minutos sem o equipamento adequado.

Informação da embarcação que transporta os sobreviventes sugere que o navio afundou rapidamente, o que não deu tempo para a tripulação vestir coletes salva-vidas ou trajes de mergulho.

Apenas três embarcações sul-coreanas participam das buscas por sobreviventes. As duas embarcações neozelandesas abandonaram a busca e não será enviado avião para a zona.

– Lamentavelmente, dados os breves tempos de sobrevivências na água a essa temperatura e o tempo necessário para que o avião chegue à área de busca, essa não é uma opção viável – disse o controlador do centro de resgate neozelandês, Dave Wilson.

Com as informações – Reuters

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta