Encomendas deixam estaleiros chineses de olhos bem abertos

0

O número de novas encomendas para os contrutores navais chineses quase triplicou durante os 11 primeiros meses do ano para 63,9 dwts, conforme informações do Ministério de Indústria e Tecnologia da Informação da China.

A demanda por novos pedidos alavancou a carteira de encomendas dos estaleiros chineses para 199 milhões de dwts ao final de novembro. Deste total, 85,3% veio de armadores estrangeiros, de acordo com o órgão governamental.

Em novembro, os estaleiros conseguiram 9 milhões de dwts em contratos para novas construções. No total acumulado dos 11 meses, observa-se uma elevação de 55% sob o ano anterior, perfazendo 56,8 milhões de dwts.

De acordo com um analista de Beijing, os novos pedidos tiveram uma diminuição ante um auge de 11 milhões de dwts registrado em agosto, pois os armadores ficaram receosos em expandir a frota em virtude da incerteza econômica nos EUA e Europa, além da tonelagem excessiva presente no mercado.

A indústria de construção naval da China não deve registrar incrementos para o próximo ano, mas fatores positivos como o aumento da produção e exportação de petróleo do Brasil deve elevar a demanda por novos navios-tanque, segundo especialistas.

Com as informações – Guia Marítimo

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta