Formatura no CIAGA – EFOMM celebra mais uma Turma de Praticantes

1

Infelizmente a chuva não permitiu que a Cerimônia fosse realizada no campo de Futebol, o que dá uma beleza única à mesma, mas nada que tirasse o brilho desses 142 jovens agora Praticantes, orgulhosos de sua conquistas e prontos para o PREST.

Ontem, dia 15 de dezembro, foram declarados 142 Praticantes (um deles o cabo verdiano Adérito); 72 Praticantes de Náutica e 70 Praticantes de Máquinas, em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, o Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro.

Os Praticas eram pura descontração após a Cerimônia - Parabéns!

A Turma Professor Marcos Alexandre Marques, após três anos de árduos estudos, provas e rígida disciplina militar, celebrou sua Formatura.

Uns mais tensos, uns mais tranqüilos, mas todos ansiosos por este tão esperado momento

Familiares, amigos, Autoridades e figuras importantes da Comunidade Marítima estiveram presentes à cerimônia, prestigiando este tão importante acontecimento.

Praticante de Máquinas Emerson, um velho amigo do Portal Marítimo - "Tá ligado?!"

Vale destacar a presença do Comandante Álvaro, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Comandante Francisco Gondar, da Aliança, Comodoro da Marinha Mercante Brasileira, Comandante José Menezes Filho, Superintendente da Transpetro, OSM Gagliardi, da Wilson Sons, Mestre Dário, do Grêmio de Velas da EFOMM, Mestre Adilson Coelho, Chefe de Máquinas Leonardo Ascenção, Professor Cláudio Jesus, Comandante Guaycurú, do Instituto de Ciências Náuticas, Oficial de Náutica Leandro Ferreira, Oficial de Náutica Gustavo Menezes e outras figuras ilustres do cenário marítimo.

Caê Mahan, Rodrigo Cintra, Leandro ferreira, Marcus Lotfi e Gustavo Menezes

O destaque ficou, é lógico, para os novos Praticantes, que cantaram um emocionante “Adeus Minha Escola Querida” antes do Brado da Turma, que foi seguido por um “quepes ao alto”, marcando o fim de mais uma jornada em suas carreiras e início da vida a bordo.

E aí? De quem será esse quepe?

A cena que marcou o fim da Cerimônia foi o quepe que ficou preso à rede de segurança do Ginásio, provavelmente de algum Pratica mais empolgado que resolveu arremessá-lo mais alto.

Familiares e amigos dos Praticantes foram recepcionados na Quadra Coberta

Após a cerimônia, os familiares foram recepcionados na Quadra Coberta da EFOMM, onde puderam confraternizar com os Formandos, em um belíssimo cocktail oferecido.

Almirante Dibo em conversa descontraída no Salão Nobre do Bloco do Comando

O Almirante Frederico Dibo recepcionou os demais presentes no Salão Nobre do Bloco do Comando.

Um lindo sorriso mostra toda a Felicidade da Praticante

Ao final, pudemos ver, estampado no rosto de cada Praticante e familiar, o orgulho e a felicidade por mais esta conquista.

Vocês pensam que terminou? Esse é o começo de tudo, Praticantes…

Vamos logo com isso que tem muito purificador e compressor para abrir, cilindro para descarbornizar, caixão de ar de lavagem (ui, que delícia…), carta náutica para corrigir, manobras na proa e na popa, tratamento de convés, etc, etc e etc, para os senhores! Pôxa, Pratica… Vamo logo, pôxa… Praticante é fogo… rsrsrsrsrs

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sejam bem vindos ao mar!

Agora é com vocês, Praticas!

A Equipe do Portal Marítimo faz votos de Felicidade e muito sucesso na Marinha Mercante e espera que em breve todos esses profissionais estejam conosco erguendo e fortalecendo mais colunas entre nós.

Infelizmente não pudemos fotografar todos os Praticantes individualmente pela impossibilidade de circular entre os mesmos durante a Cerimônia.

Fica aqui o nosso pedido de desculpas aos não fotografados.

Por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta