Wikileaks confirma denúncias da Associação dos Engenheiros da Petrobras

0

Há mais de 10 anos a Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) denuncia a atuação do lobby internacional, comandado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), nos três poderes da República. Agora, o WikilLeaks revela documentos que confirmam que essas denúncias não são teorias da conspiração, mas fruto das observações feitas ao longo da nossa campanha de defesa da soberania nacional e da Petrobrás. Alguns exemplos:

1) Aepet – O cartel internacional incrustado no IBP faz uma grande pressão e lobby no Congresso Nacional para não deixar mudar a lei 9.478/97, que lhes é favorável.

WikiLeaks – telegrama de Patrícia Pradal, diretora da Chevron – “Diante dessa estratégia das petrolíferas para barrar a aprovação do novo marco do pré-sal seria fazer lobby no Senado por meio do IBP, Onip e a Fiesp”. (o Diretor da Onip, Eloi Fernandes, é um dos palestrantes, junto com De Luca e outros, nas audiências feitas no Congresso)

2) Aepet – A emenda do deputado Henrique Alves, que devolve, em petróleo, os royalties pagos, dará de presente cerca de US$ 30 bilhões por ano (RS 50 bilhões), a partir de  2020, aos consórcios produtores. Ela foi “inspirada” pelo cartel do IBP.

Wikileaks: “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”. Este é o título de um extenso telegrama enviado pelo consulado americano no Rio de Janeiro a Washington em 2 de dezembro do ano passado. É que, para o pré-sal, o governo brasileiro mudou o sistema de exploração. As exploradoras não terão, como em outros locais, a concessão dos campos de petróleo, sendo “donas” do petróleo… No pré-sal elas terão que seguir um modelo de partilha, entregando pelo menos 30% à União. Além disso, a Petrobras será a operadora exclusiva”. Para a diretora de relações internacionais da Exxon-Mobil, Carla Lacerda, a Petrobras terá todo o controle sobre  a compra  de equipamentos, tecnologia e a contratação de pessoal, o que poderia prejudicar os fornecedores americanos.

3) Aepet – Os EUA têm uma reserva de 30 bilhões de barris e consomem cerca de 10 bilhões por ano… Precisam do nosso petróleo para sair da insegurança energética…

Wikileaks – Outros cinco telegramas mostram como a missão americana no Brasil tem acompanhado desde os primeiros rumores até a elaboração das regras para a exploração do pré-sal – e como fazem lobby pelos interesses das petroleiras.

Com as informações – Fernando Siqueira / Porto Gente

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta