Paranaguá bate record em movimentação de veículos

0
100

A movimentação de veículos no Porto de Paranaguá atingiu seu recorde histórico. Até 19 de dezembro, foram movimentados 172.419 veículos, o que representa aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. Antes, a maior movimentação registrada ocorreu em 2007, quando foram carregados e descarregados, pelo Porto de Paranaguá, 164.872 veículos.

A maior parte, neste ano, foram veículos importados, com 88.363 (aumento de 32% em relação a 2009). As exportações embora tenham embarcado menos veículos (84.056 unidades), apresentaram crescimento maior, de 35%. O terminal paranaense vem se consolidando, anualmente, como um dos principais terminais de movimentação de veículos do Brasil. Hoje, o Porto de Paranaguá é o segundo no ranking dos portos importadores e exportadores de veículos, perdendo apenas para o Porto de Santos.

A Renault do Brasil é uma das empresas que mais movimenta veículos. A empresa, instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, realiza quase que 100% de suas movimentações pelo Porto de Paranaguá, desde a importação de peças até a exportação do carro pronto. A montadora também utiliza o terminal para a importação de veículos de outras unidades fabris, espalhadas pelo mundo.

IMPORTÂNCIA – “O Porto de Paranaguá é, para nós, muito mais importante do que as pessoas imaginam. 90% dos nossos insumos são importados pelo porto e todas as nossas exportações são feitas pelo terminal paranaense. Ele é estratégico para nós e estar presente na cidade de Paranaguá é algo que queremos fazer, para que as pessoas daqui percebam a importância da Renault”, afirma Antonio Prataviera Calcagnoto, diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil. Ele esteve na noite de segunda-feira (20) em Paranaguá para a inauguração da Biblioteca Municipal Mario Marcondes Lobo.

Com as informações – Agência de Noticias do Estado do Paraná

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta