Vazamentos em navios de cruzeiro – tem coisa que o passageiro não vê!

0

Dizem que somente os navios da MSC é que apresentam problemas. Na verdade não é assim. Grande parte dos barcos sofrem algum tipo de pane, vazamento ou outro problema enquanto está no meio de um cruzeiro. A diferença está na grandiosidade do problema. Se pequeno, é resolvido sem os passageiros suspeitarem de sua presença. Se grandes demais, é precisso até cancelar o cruzeiro, como foi feito no MSC Opera, semana passada.

No Victoria, que é muito velho, ocorriam muitos vazamentos. Muitos. Só no bar onde eu estava tivemos muitos problemas deste tipo que se agravavam e vinham à tona quando o barco começava a tremular com o agito das ondas. Uma das piores foi ter água negra caindo do teto, direto na estação onde colocávamos os salgadinhos para o aperitivo que é servido ao passageiro, quando ele compra um drink. Desastre. E quem limpa??? Eu, o bar boy. O cheiro denunciava que tudo vinha do alto, de alguma tubulação de esgoto, de repente do banheiro.

A última foi ver essa mesma água negra caindo, desta vez no restaurante que trabalhou a noite toda, para conseguir contornar a situação e repreparar as mesas molhadas, para o almoço do dia seguinte!

Detalhe: neste dia ao mesmo tempo que vazava no restaurante, que ficava imediatamente abaixo do bar onde eu trabalhava, subia o mesmo líquido pelo chão do nosso bar. Então o efeito era: se eu jogasse água na minha pia, além de vazar tudo pelos ralos do bar, ia para baixo, atingindo o restaurante.

Vejam o vídeo gravado a bordo do Costa Victoria:

Com as informações – Bar Boy a Bordo

Comentário do Colunista: Se eu, como Oficial de Máquinas, deixo um vazamento dessas proporções neste estado, o Chefe come meu fígado e  qualquer empresa corta a minha cabeça, disso eu não tenho a menor dúvida. A dúvida que eu tenho é a seguinte: quando vão colocar marítimos brasileiros nesses navios? Administrar lucro é mole, quero ver administrar prejuízo. Andamos por tanto tempo em navios velhos que aprendemos a administrar os prejuízos. Pelo visto, a filosofia de muitas empresas de cruzeiro é a de esconder o problema debaixo do tapete, para que toda a “Fantasia” seja mantida…

Pobre das operadoras de Turismo que acreditam estar comercializando produtos de alto padrão e pobre dos passageiros que ficam expostos a tudo isso.

Neste caso específico, vemos água suja que, segundo o colega que gravou o vídeo, está com cheiro de esgoto sanitário, nosso querido sewage. Detalhe: vemos diversas mesas de refeição nas imediações, com os talheres já posicionados…

ANVISA já!

PROCON já!

O consumidor merece mais respeito.

Vazamento tem que ser sanado… simple as that! Ponto final.

Vamo que vamo.

Contratem marítimos brasileiros e tenham seus navios em boas mãos.

Como diria o Veloso, meu amigo de Fortaleza e que foi meu 1OM no  LPG/C Grajaú, da Transpetro e que agora está na Norskan…

Pode ir!

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta