Novo Terminal do Canal do Panamá recebe seu primeiro navio

0

O Terminal Internacional do Panamá iniciou suas operações em 23 de dezembro, com a chegada do navio Beluga Festival, com 12.777 TPB, de 136 metros, carregado com 10 mil toneladas de barras de aço da Arcelor Mitral (México) para o consórcio GUPC, que está envolvido nas obras de expansão do Canal do Panamá. Os Gerentes Gerais da PSA Panamá, Tan Toi Chia e da GUPC, Sr Antonio Zaffaroni estavam no cais para receber o navio.


Tan Toi Chia - Gerente Geral da PSA

O terminal foi construído em uma propriedade de 22 hectares, com um pátio de contêineres de 14 hectares, um cais de 330m de comprimento para operações Ro Ro e com contêineres, com uma profundidade de 14,5 metros. Ele será equipado com três portêineres e seis RTGs, que devem ser entregues agora no começo de 2011.


Beluga Festival

A PSA Panamá está localizada onde ficava a antiga Base Rodman da Marinha dos EUA a oeste da entrada do Canal do Panamá, do lado do Pacífico. O terminal, com capacidade para 450 mil TEUs, é o primeiro projeto da PSA nas Américas e o primeiro terminal no Panamá a iniciar as operações nos últimos 15 anos será o quinto maior terminal de contêineres no país.

Antonio Zaffaroni - Gerente Geral da GUPC

A PSA International Pte Ltd movimentou 56.9 milhões de TEUs em 2009. A empresa opera 28 portos em 16 países com uma capacidade global de mais de 111milhões de TEUs em 66 kM de cais. O grupo também está presente na América Latina depois de ter comprado em 2008 uma participação no Exolgan, o segundo maior terminal de Buenos Aires.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta