Israel vai exportar Gás Natural

0

Os testes realizados no campo israelita de gás Leviatã, no Mediterrâneo, confirmaram a existência de grandes reservas, que permitirão que Israel exporte gás natural, afirmou hoje a empresa operadora, a norte-americana Noble Energy.

O campo Leviatã, localizado a oeste do porto de Haifa, contém 450 mil milhões de metros cúbicos de gás, adiantou a empresa, com base nos resultados da perfuração.

A descoberta deverá permitir a independência energética israelita e acabar com os planos da Federação Russa para exportar gás natural para Israel.

A extracção de gás no Leviatã, que tem uma área 6,5 vezes maior do que Telavive, deve dar a Israel uma receita de 300 mil milhões de dólares (227 mil milhões de euros) – um valor que corresponde a 1,5 vezes o actual produto interno bruto do país.

Em 2009, um consórcio israelo-norte-americano descobriu outro grande depósito de gás no mar, a 60 milhas da costa de Haifa, designado Tamar. Estima-se que o campo Leviatã tenha o dobro do tamanho deste.

Os analistas admitem que, no seu conjunto, a bacia do Mediterrâneo oriental tenha uma quantidade de gás natural equivalente a um quinto das reservas de gás dos Estados Unidos.

A Noble Energy possui uma participação no projecto Leviatã de 39,66 por cento, duas subsidiárias da israelita Delek Energy – a Delek Drilling e a Avner Oil Exploration – detêm 22,67 por cento e outra empresa israelita, a Ratio Oil Exploration, controla uma participação de 15 por cento.

Com as informações – Sapo On Line (Portugal)

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta