Ataques de piratas aumentaram em 2010

0

O ICC International Maritime Bureau (IMB) Piracy Reporting Centre (PRC) divulgou números preliminares relativos aos incidentes de pirataria e seqüestros em alto mar em 2010. Há uma previsão de um relatório completo para meados de Janeiro.

Dados atualizados em 29 de dezembro mostram que os incidentes relatados, incluindo ataques de piratas, aumentaram de 406 em 2009 para 440 em 2010. Os últimos números mostram que os ataques estão cada vez mais freqüentes, mas que não aumentou dramaticamente como ocorreu entre 2008 e 2009, quando o número de incidentes relatados aumentou em 113. O número de seqüestros resultantes de ataques diminuiu apenas 1 por cento.

Forças navais de diversos países estão trabalhando juntas para proteger rotas de navegação e instruir os Comandantes das embarcações a utilizar “as melhores táticas” para evitar os seqüestros. Em Janeiro o relatório completo será disponibilizado, fornecendo detalhes dos incidentes relatados, tais como o uso de armas de fogo, ferimentos e mortes de tripulantes e estatísticas para regiões específicas.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta