Embarcação equipada com célula de hidrogênio é premiada na Holanda

0

A recente Maritime Awards Gala, em Amesterdã, consagrou um trabalho de propulsão a célula de combustível aplicado a uma embarcação que já navega nos canais de Amsterdã. O premiado é Nico van der Hoeven, da empresa Alewijnse Marine Technology BV, que levou para casa o prestigioso prêmio VNSI Timmers 2010 para jovens designers marítimos.

Nico trabalha como Engenheiro de Sistemas na Alewijnse Marine Systems, empresa baseada em Nijmegen, na Holanda, no Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia Marítima. Foi nomeado durante o Congresso de Design realizado no início deste ano, no Centro de Simulação de Navios do STC Rotterdam pelo seu trabalho e demonstração de habilidade técnica no desenvolvimento do sistema de automação para um projeto de célula de combustível aplicado em navios.

Nemo H2 - Amiga do Meio Ambiente

Chamado Nemo H2, o protótipo da embarcação equipada com célula de combustível pode transportar 87 passageiros. Já opera nos canais da cidade de Amsterdã, alimentada exclusivamente por hidrogênio. Tal como noutros meios de transporte em que o sistema já foi ensaiado, o hidrogênio é convertido pelas células de combustível em eletricidade, que é então utilizada para alimentar os motores, o que faz desta embarcação um veículo totalmente livre de emissões.

O Nemo H2 tem 21,95m de comprimento, uma boca de 4,25m e um calado de apenas 1 metro. Possui um propulsor à proa de 11 kW e um propulsor azimutal de 75 kW, seis tanques de armazenamento de hidrogênio com uma pressão de 35 MPa para 24 kg de hidrogênio, com uma célula de combustível de 60 a 70 kW PEM e uma bateria integrada 30-50 kW.

Com as informações – Cargo News

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta