Rapidinhas da tarde

0
80

Apesar dos pesares, continuamos aqui, bombando. Como vocês sabem, amigos, os cães ladram, mas a caravana não pára. Primeiro Pipeline russo na pista, primeiro leilão do pré-sal anunciado, vírus à bordo do Queen Mary 2 e fusão da Acergy com Subsea 7. Tudo fresquinho nas rapidinhas da tarde!

Pipeline Russo já está funcionando – O primeiro pipeline petrolífero entre a Rússia e a China já começou a funcionar, assinalando “uma nova era” na cooperação bilateral no domínio da energia e a abertura de um grande mercado para a produção russa. O abastecimento começou no sábado, cerca do meio-dia (hora local), depois de dois meses de testes, precisou a imprensa oficial chinesa. Com quase mil quilómetros de comprimento, 927 dos quais em território chinês, o pipeline transportará anualmente 15 milhões de toneladas de crude (petróleo bruto) de Skovorodino, na Sibéria Oriental, até Daqing, no nordeste da China, de onde será reencaminhado para várias refinarias do país.

Primeiro leilão do pré-sal será em 2011 – O Governo brasileiro fará este ano o primeiro leilão das áreas de petróleo e gás do pré-sal, que vai inaugurar o regime de partilha no Brasil, confirma o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, citado pela imprensa brasileira. A ideia é oferecer a área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, o maior campo já descoberto no país, superando as reservas estimadas em 6,5 mil milhões de barris de petróleo e gás do antigo Tupi, rebaptizado de Lula, no qual a Galp tem uma participação de 10%. “Ainda em 2011 nós vamos promover a 11.ª ronda de concurso de blocos de exploração segundo o modelo de concessão e a primeira ronda regida pelo novo modelo de partilha de produção”, disse Lobão, na cerimónia em que reassumiu o Ministério de Minas e Energia, agora no Governo de Dilma Rousseff. Pelo sistema de partilha, ficará com a exploração da área quem oferecer maior volume de petróleo ao Governo, mas os leilões por este regime dependem ainda da aprovação pelo Congresso do projecto de lei que estabelece o novo modelo para a distribuição dos royalties. Já no regime de concessão, o vencedor será aquele que oferecer maior valor pelo bloco.

Vírus à bordo do Queen Mary 2 – O “norovírus”, chegou ao Queen Mary 2. Ao terminar o ano, um vírus afetou 10% das pessoas no interior do navio. A tripulação já começou a operação de desinfecção a bordo do navio, e foi efetuado um comunicado por parte da Companhia: “Estamos ainda hoje em alerta vermelho. Sem menus de bebida nas mesas, e a tripulação dos restaurantes está realmente sobrecarregada porque têm que trabalhar em turnos de higienização em todos os lugares”. O CDC confirma que a Cunard aumentou a sua limpeza e desinfecção de bordo, além de ter tripulantes , em locais de buffet e preparar um plano para uma desinfecção mais completa do navio quando chegar em Nova York. Uma curiosidade é que 4 passageiros recusaram seguir as medidas de segurança do navio. Vai entender…

Acergy e Subsea 7 esperam fusão completa dia 07 – Acergy e Subsea 7 disseram hoje que esperam completar sua fusão em 07 de janeiro de 2011, como anunciado anteriormente. Após a operação, a entidade combinada será nomeado Subsea 7 SA. O primeiro dia de negociação das ações na Bolsa de Valores de Oslo Exchange (OSE) será segunda – feira, 10 de janeiro, 2011. As acções da Subsea 7 Inc serão retiradas da OSE sexta-feira. Acergy e Subsea 7 anunciaram planos de de fusão, criando uma entidade combinada 54/46, em junho de 2010. A capitalização de mercado da nova empresa é estimada em cerca de USD5.4bn. Ela terá uma organização global de 12.000 funcionários e uma frota diversificada de 43 navios. Baseado em análises preliminares, as sinergias anuais de pelo menos USD100m são esperadas no prazo de três anos após a conclusão da transação.

Por Marcus Lotfi

 

Deixe uma resposta