Revitalização de áreas portuárias em Santos

0
111

Em reunião realizada no final do ano, o Grupo de Trabalho de Revitalização “Porto-Valongo-Santos” recebeu dois projetos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) desenvolvidos pelo setor privado para atender o segmento de cruzeiros marítimos. Os projetos incluem tanto estruturas para atracação de navios de passageiros, como para a retaguarda.

O coordenador do Grupo, Antonio Maurício Ferreira Netto, diretor de Revitalização e Modernização Portuária da Secretaria de Portos, disse que o encontro teve sequência com o estabelecimento de um cronograma contendo as próximas ações do plano de ocupação do Programa de Revitalização Porto-Valongo-Santos, que inclui o equacionamento dos acessos rodo-ferroviários no local e a ocupação do Armazém 8 pela Universidade de São Paulo (USP).

A instituição de ensino já encaminhou à Codesp proposta de implantação de um centro de pesquisas oceanográficas naquelas instalações, que abrigará, inclusive um museu. A partir dessa proposta será elaborado um termo de convênio para viabilização do projeto. O coordenador do grupo diz que está sendo estudada a utilização de um espaço na área de revitalização para abrigar um museu de arte contemporânea.

Segundo Antônio Maurício, para este ano estão previstas ações importantes para o avanço do plano de revitalização, entre as quais está a contratação de uma empresa que desenvolverá estudo de viabilidade do uso das áreas e o equacionamento da problemática envolvendo os modais rodoviário e ferroviário no local. Para junho de 2011, foi planejada a realização de um concurso destinado a estabelecer um projeto arquitetônico para a ocupação daquelas áreas.

Com as informações – DCI

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta