Comissão tem “sérias dúvidas” sobre capacidade do Reino Unido de enfrentar vazamentos de petróleo

0

Uma comissão parlamentar sobre Energia e Mudança Climática colocou “sérias dúvidas” sobre a capacidade do Reino Unido de enfrentar possíveis vazamentos de petróleo após o desastre ocorrido no ano passado no Golfo do México, pelo qual a britânica BP foi responsabilizada.

O relatório também considerou desnecessário uma moratória na prospecção em águas das ilhas de Shetland (Escócia), algo pedido repetidamente por grupos ambientalistas, ao considerar que isto faria com que o país fosse mais dependente das importações de petróleo e gás.

No documento se questiona a capacidade das equipes de limpeza existentes no Reino Unido para operar em caso de possíveis vazamentos no mar.

Também é questionada de forma particular a viabilidade do equipamento em caso de incidências durante as operações realizadas no litoral de Shetland, onde foram perfurados poços petroleiros a mais de mil metros de profundidade, diante das “duras condições” meteorológicas que ocorrem no local.

O presidente da comissão, Tim Yeo, indicou que o clima complicado do Mar do Norte dificultaria a contenção ou a limpeza de um hipotético vazamento de petróleo nessas águas.

O ministro de Energia britânico, Charles Hendry, “deu boas-vindas” ao relatório parlamentar e garantiu que consideraria “em detalhe” suas recomendações.

Clipping direto – Terra

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta