Processo Seletivo da Peroba: 838 vagas para médio e superior

2

Na próxima segunda-feira, dia 10, começam as inscrições para o novo processo de seleção da Petrobras, com 838 vagas, sendo 220 para cargos de nível superior e 618 para nível médio. Os postos serão distribuídos por 19 estados, inclusive o Rio. Como nos outros concursos promovidos pela empresa, a expectativa é grande em relação ao número de inscritos. De acordo com Lairton Correa, gerente de Gestão do Efetivo de Recursos Humanos, a companhia tem registrado uma média de 117 candidatos por vaga em suas seleções. Nos últimos dois concursos promovidos pela empresa, entretanto, esse número foi bem mais alto.
No último concurso, que visava à ocupação de 502 vagas e à formação de cadastro de reserva, realizado em março de 2010, 88 mil candidatos se inscreveram. Já no processo seletivo anterior, lançado em dezembro de 2009, cujas inscrições foram encerradas em janeiro do ano passado, um total de 248 mil candidatos participaram. Eram oferecidas 819 oportunidades. Para Carlos Eduardo Guerra, diretor do Centro de Estudos Guerra de Moraes, é muito difícil ter uma estimativa antecipada, devido ao grande número de vagas em diferentes cargos e cidades.

O gerente da Petrobras informa que os cargos que costumam receber maior número de inscritos é o de administrador, no caso de nível superior, e técnico de administração e controle, de nível médio. O primeiro em função da disponibilidade de profissionais no mercado; e o segundo porque, apesar do nome “técnico”, a única exigência é o diploma de ensino médio, diferentemente dos outros cargos do mesmo nível, explica.

Além dos cargos citados pelo gerente da Petrobras, especificamente neste concurso, Guerra acredita que os de auditor, contador e engenheiro serão os mais procurados – principalmente o de engenheiro de petróleo.

Para nível superior, há oportunidades para profissionais diplomados em administração, ciências contábeis, economia, enfermagem, engenharia (civil, elétrica, mecânica, metalúrgica, química, ambiental e naval, entre outras especialidades), além de física, geologia e comunicação social (jornalismo e publicidade). Já entre as vagas de nível médio podem se inscrever candidatos formados em eletromecânica, petroquímica, automação industrial, logística e comércio exterior, entre outros cursos técnicos profissionalizantes. As taxas de inscrição são de R$ 30 (nível médio) e R$ 45 (nível superior). As inscrições podem ser feitas no site da Cesgranrio até o próximo dia 27.

Clipping direto – Blog do Cardoso Silva

Por Marcus Lotfi

2 COMENTÁRIOS

  1. Aonde é que eu posso me inscrever para trabalhos em off shore no Brasil?
    Se soubere links para trabalhos diga alguma coisa.
    Obrigado.
    BELGICA

  2. Boas!

    Estou interressado em trabalhar em off shore n o brasil ou em qualquer parte do mundo. Sabem me dizer onde me posso candidatar?
    Obrigado pela atenção
    PORTUGAL

Deixe uma resposta