Rapidinhas da noitinha

0
103

Guido Mantega ficará à frente do Conselho de Administração da Petrobras, S.Sebastião tem movimentação 26% maior, a transação entre Petrobrás e Eni pode se iniciar nos próximos dias e a entrega récorde de navios por um estaleiro chinês são as notícias que chegam rapidinhas no seu monitor!

Mantega no Conselho de Administração da Petrobras – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, adiantou nesta quarta-feira que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá ficar à frente do Conselho de Administração da Petrobras. A afirmação foi feita após uma visita ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Segundo Lobão, há uma dúvida jurídica sobre se senadores ou deputados podem compor o Conselho de Administração da companhia. Com isso, o ministro da Fazenda, que ocupa a Presidência do Conselho desde o ano passado, deverá ficar até que a pendência seja resolvida.

S.Sebastião movimenta 26% a mais O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, registrou um movimento de cargas 26% maior em 2010 do que no ano anterior, segundo dados da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). O porto operou, de janeiro a dezembro, 664 mil toneladas, ante um resultado de 527 mil toneladas no exercício anterior. O crescimento foi garantido pelas importações, que somaram 634 mil toneladas – expansão de 30% ante o contabilizado em 2009. No sentido exportação, o Porto embarcou 29,2 mil toneladas, uma redução de 23%. Isoladamente, dezembro último, com 80,4 mil toneladas movimentadas, representou uma variação positiva de 14,7% ante o mesmo mês do ano anterior. Barrilha (nome comercial para o carbonato de sódio, o sal para indústria) e cevada a granel são os principais produtos movimentados no complexo, segundo o balanço da CDSS.
Petrobras e Eni: Proposta no próximo domingo – A Petrobras e a Eni confirmaram esta semana estarem em negociações sobre a participação no capital da petrolífera nacional. A data é 9 de Janeiro, próximo domingo. A estatal brasileira considera que os preços que já foram veiculados na imprensa sobre o possível negócio de compra de 33% da Galp Energia são “especulação”. “Até o momento nenhuma análise foi concluída assim como não há qualquer documento vinculante entre as partes, razão por que qualquer preço referido na imprensa apenas se pode dever a especulação noticiosa”, disse a Petrobras em resposta a um pedido de informações da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Estaleiro chinês faz entrega récorde – A Shanghai Shipyard anunciou um recorde no número de embarcações concluídas em 2010, totalizando cerca de 1,1 milhão de dwts (deadweight tons) e efetuando a entrega de 17 embarcações, incluindo um supramax de 57 mil dwts para a Nanjing Ocean Shipping no final de dezembro. Durante todo o ano anterior, a construtora naval venceu contratos para construção de 30 novas embarcações. O montante, em conjunto com os 12 contratos de graneleiros de 35 mil dwts nominais obtidos em 2009, resultou em um total de 2,1 milhões de dwts em novas encomendas. Entre os pedidos, constam oito porta-contêineres de 3.800 Teus avaliados em US$ 400 milhões para a Hamburg Sud no mês de setembro. A Shanghai Shipping também possui uma carteira de encomendas que compreende 61 embarcações totalizando 3,4 milhões de dwts, que se estende até 2013. A construtora é afiliada a China State Shipbuilding Corp. de propriedade do governo chinês. Seus estaleiros em HuangPu e ChongMing são voltados principalmente para a produção de porta-contêineres, graneleiros, embarcações ro-ro e offshore, além de unidades multipropósito.

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta