Transpetro abre licitação para oito navios

0
65

A Transpetro convidou 16 empresas – cinco nacionais e 11 estrangeiras – para participar de licitação para contratação de oito navios de transporte de derivados de petróleo. Os convites foram enviados em 23 de dezembro e as propostas deverão ser entregues até 23 de fevereiro. A expectativa da subsidiária da Petrobras é de que a licitação esteja encerrada ainda no primeiro semestre de 2011.

A nova disputa pelos oito navios, que serão licitados em dois lotes, acontece depois que a estatal e o estaleiro Rio Nave cancelaram o contrato para construção de cinco navios de produtos, com capacidade para 30 mil toneladas de porte bruto (TPB). No mês passado, a Transpetro informou que o estaleiro não apresentou no prazo determinado a documentação necessária para o início da construção das embarcações.

Os outros três navios tiveram a licitação cancelada em novembro, depois que a negociação com o Estaleiro Mauá não chegou a bom termo devido a divergências quanto ao preço das embarcações, que teriam capacidade de 45 mil TPB.

A licitação desses oito navios encerra o processo de contratação das 49 embarcações das duas primeiras fases do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que garante ao Brasil a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo.

Os navios já contratados pelo Promef estão sendo construídos nos estaleiros Atlântico Sul e Promar, em Pernambuco, e nos estaleiros fluminenses Mauá, Eisa e Superpesa. Em 2010, foram lançados ao mar três navios do programa, o suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul e outros dois navios de produtos, o Celso Furtado e o Sérgio Buarque de Holanda, pelo Estaleiro Mauá.

Este ano, serão entregues cinco navios e outras seis embarcações serão lançadas ao mar para acabamentos. Os 41 navios já contratados nas duas fases do Promef apontam investimentos de R$ 9,6 bilhões.

Com as informações – Rafael Rosas / Valor

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta