Discoverer India começou perfuração para Reliance em Dezembro

0
150

A maior empresa de perfuração offshore do mundo, a Transocean, divulgou que seu mais novo navio sonda para águas ultra profundas, o Discoverer India, começou as operações no final de Dezembro em contrato de no mínimo cinco anos com a Reliance Industries, que tem uma opção de estendê-lo por sete ou dez anos.

A Discoverer India, uma das  25 sondas para água ultra profundas da Transocean, possui a mais sofisticada tecnologia de perfuração offshore na atualidade.

O poço que está sendo perfurado é o G-D9-B3 e está em uma lâmina d’água de aproximadamente 2950 metros. A profundidade alvo do projeto, que possibilita a exploração dos hidrocarbonetos contidos no poço, está em 3830 metros.

O poço fica localizado na Bacia de Krishna Godavari, costa leste da Índia, e cobre uma área de aproximadamente 11602 kM2. O programa mínimo de trabalho estipula quatro poços a serem perfurados.

O navio é equipado para trabalhar em lâminas d’água de até 10000 pés e seus equipamentos de perfuração permitem perfurar poços de até de 35000 pés, podendo ser aumentado para 40000 pés em lâminas d’água de 12000 pés com mais alguns equipamentos. A Transocean declarou em um comunicado que o navio possui recursos de “Dual Drilling Technology” patenteados pela companhia, que foram projetados para economizar tempo e recursos financeiros em operações que envolvam perfuração de poços paralelos.

Atributos adicionais incluem um sistema de Top Drive reforçado, um sistema de lama de alta pressão e uma capacidade de carga no convés de até 20000 toneladas.

A Transocean é baseada na Suíça e é identificada na Bolsa de Nova Iorque com a sugestiva sigla “RIG”. A empresa possui a mais moderna e versátil frota de sondas de perfuração offshore do mundo devido a ênfase que dá na evolução técnica constante de suas operações offshore.

De acordo com dados do dia 30 de Setembro de 2010, a Transocean tem hoje, integral ou parcialmente, quer seja operando, ou apenas com participação, 139 MODUs (Mobile Offshore Drilling Units).

A frota da Transocean é composta por 45 sondas flutuantes de alta tecnologia para águas ultra profundas, 26 sondas flutuantes para lâmnas d’água medianas, 1o sondas auto eleváveis de alta tecnologia, 55 sondas auto eleváveis padrão e outros recursos utilizados para o apoio às atividades de perfuração offshore pelo mundo afora.

Adicionalmente, a companhia possui 3 sondas para águas ultra profundas em construção.

A Transocean, que tem como principais concorrentes a Diamond Offshore e a Noble Corp, está sempre envolvida nas mais relevantes operações de perfuração offshore pelo mundo, oferecendo a seus clientes, colaboradores e acionistas um portifólio de inúmeros benefícios e possibilidades de engrandecimento profissional e empresarial.

Conheça mais detalhes deste navio sonda no site da Transocean.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta