Militar do Kuwait morre em choque com pescadores do Iraque

0

As autoridades do Iraque anunciaram nesta terça-feira a morte de um militar da Guarda Costeira kuwaitiana em um enfrentamento na segunda-feira com pescadores iraquianos no estuário do Chatt-al-Arab, na fronteira entre os países.

Segundo a versão das autoridades do Iraque, a Guarda Costeira kuwaitiana disparou contra um barco de pesca iraquiano, causando o afundamento da embarcação, e desencadeou o choque que acabou com a morte do soldado do Kuwait.

Em comunicado, o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, informou que o caso começou a ser investigado com cinco pescadores que as autoridades marítimas do Iraque recuperaram na segunda-feira. Outros quatro pescadores foram detidos pelas forças de segurança do Kuwait.

“O incidente do barco iraquiano, que foi atingido pela Guarda Costeira kuwaitiana, afirma a necessidade de um trabalho comum com o estado do Kuwait”, assinalou Al-Dabbagh. Além disso, o porta-voz indicou que esta cooperação é necessária para controlar as fronteiras, evitar que “estes fatos lamentáveis afetem as boas relações entre os países” e garantir a segurança e a integridade das nações.

Desde a invasão iraquiana do Kuwait em 1990, durante o Governo do ex-presidente do Iraque Saddam Hussein, as relações entre os países foram afetadas, mas melhoraram gradualmente após a invasão do Iraque pelos EUA em março de 2003.

Clipping direto – Terra

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta