Navio oceanográfico que dará volta ao mundo em pesquisa faz escala no Brasil

1

No próximo dia 13 de janeiro, um navio espanhol fará no Rio de Janeiro a primeira escala de uma viagem iniciada em 15 de dezembro em Cádiz, na Espanha, cujo roteiro inclui, além da capital fluminense, mais nove cidades no mundo, como Sidney, na Austrália, e Honolulu, no Havaí.

Não se trata de mais um navio de cruzeiro que costuma aportar no litoral carioca nesta época do ano, mas de uma embarcação oceanográfica, o navio Hespéride, que integra a expedição de circunavegação Malaspina 2010.

Batizada com o nome do capitão-de-fragata da marinha espanhola Alejandro Malaspina – que em julho de 1789 iniciou a primeira expedição de circunavegação ibérica e cuja morte completou 200 anos em 2010 -, o objetivo da expedição é realizar um estudo multidisciplinar para avaliar os impactos das mudanças globais e a biodiversidade dos oceanos.

Para isso, os mais de 400 pesquisadores de diversos países que participam do projeto realizarão, ao longo dos próximos nove meses, experimentos em 350 pontos diferentes e recolherão 70 mil amostras de ar, água e plâncton da superfície e das profundezas dos oceanos.

Leia na íntegra em: Inovação Tecnológica

Por Marcus Lotfi

1 COMENTÁRIO

  1. Precisam saber se o motor a diesel do navio pode funcionar com o Biodiesel nacional ou se esse novo combustível, misturado com óleo de soja, requereria cuidados especiais de armazenamento para evitar riscos de incêndios e outras anormalidades que prejudiquem o funcionamento.

Deixe uma resposta