Jobim – Brasil reconhece a soberania da Argentina sobre as Malvinas

0

O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nessa quarta-feira que é padrão a decisão brasileira de impedir que um navio de guerra britânico vindo das Malvinas atracasse no Brasil.

“É padrão porque todas as demandas que são feitas de aviões ou navios britânicos em operações de guerra nas Malvinas, o Brasil não aceita. Nós reconhecemos a soberania da Argentina sobre as Malvinas e não da Inglaterra”, disse Jobim após sair de evento que lembrou os soldados brasileiros mortos no terremoto do Haiti.

O Itamaraty confirmou que o governo brasileiro impediu que um navio atracasse no Rio de Janeiro, conforme divulgado pelo jornal argentino Clarín. Entretanto, o Itamaraty afirmou que a permissão para que navios britânicos atraquem em costa brasileira será tomada caso a caso.

Com as informações – Agência Brasil

Comentário do Colunista – É óbvio que a súbita volta à tona da polêmica envolvendo as Malvinas tem relação direta com o pré-sal. O Brasil deve sempre tomar decisões e posições soberanas em relação ao que acredita e principalmente em relação aos seus interesses. Em se reconhecendo as Malvinas como território britânico e aplicando-se a Legislação Internacional no que tange o assunto “águas territoriais”, certamente teremos uma Bacia Petrolífera britânica em plena América do Sul. Lembro a todos que a Argentina possui uma considerável quantidade de blocos exploratórios nas proximidades daquela região, inclusive já em produção. Vale lembrar também que em 3 de agosto do ano passado, o então Presidente Lula assinou uma declaração em que legitimava a luta da Argentina pelo território das Malvinas. Acredito que isso ainda vai dar o que falar.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta