Riverton Mussi é eleito Presidente da OMPETRO

0

O Prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PMDB), foi eleito, por unanimidade, Presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), entidade que reúne 10 cidades na luta pelos direitos, constituídos por lei, para a exploração em alto-mar.

Os prefeitos de Cabo Frio, Marquinhos Mendes (PSDB); Carapebus, Amaro Fernandes (PRB); Quissamã, Armando Carneiro (PSC); Campos, Rosinha Matheus (PR); e o Vice-Prefeito de Rio das Ostras, Benedito Wilton Moraes, o Brother, votaram em Riverton. Em seu primeiro pronunciamento como Presidente da Ompetro, Riverton garantiu que vai continuar lutando pela não-alteração da Lei do Petróleo no pós-sal e nas áreas já licitadas da camada do pré-sal.

“Após o presidente Lula ter vetado a divisão dos royalties, aprovada por Deputados e Senadores, começou um novo mandato, de Dilma Rousseff, que foi Ministra de Minas e Energia, e agora iniciamos uma nova luta. Não podemos achar que essa briga está ganha; agora, começa um novo processo e vamos nos articular para que nossos Municípios não sofram as perdas de royalties propostas por Deputados e Senadores”, ressaltou o Prefeito, pontuando a importância do trabalho que Rosinha Matheus, Prefeita de Campos, travou nos dois anos — descontados os meses em que ela esteve afastada da chefia do Executivo — frente à entidade.

POSSE

A posse do Prefeito Riverton Mussi como presidente da Ompetro será realizada dia 9 de fevereiro, às 14h, no próprio Gabinete do Prefeito de Macaé, quando será promovida a primeira reunião de Riverton frente à entidade. Na data, será votado o novo estatuto da Ompetro. O Deputado Federal Garotinho analisou que é boa a idéia do prefeito de Macaé de ampliar as discussões da Ompetro. Por sua vez, o Prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes, tem certeza de que Riverton vai representar bem os municípios da Ompetro. “Ele tem garra e é prefeito da capital nacional do petróleo, nada mais justo”, afirmou. A nova diretoria da Ompetro ficou formada para os próximos dois anos por Riverton Mussi, Prefeito de Macaé, como Presidente; Rosinha Matheus, de Campos, como Vice-Presidente; Armando Carneiro, de Quissamã, como Tesoureiro; Marquinho Mendes, de Cabo Frio, para Primeiro-Secretário e Amaro Fernandes, de Carapebus, como Segundo-Secretário.

“Para que as experiências entre as cidades sejam trocadas e consórcios de municípios sejam criados”, disse. Na reunião, todos os prefeitos frisaram a importância do trabalho de Rosinha no comando da Ompetro e votaram para que ela assuma a vice-presidência. A Ompetro é formada por Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, São João da Barra e Niterói.

Com as informações – O Dia

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta