Rapidinhas!!

2

Imigrantes ilegais capturados antes de chegarem à ilha de Corfu, Grécia ; é lancha pegando fogo em Florianópolis e a cabotagem em Natal…Ah, a cabotagem em Natal…Por que não rolou? Estas são as rapidinhas desta tarde de segunda-feira, estalando no seu monitor!

Imigração ilegal pega antes de chegar em Corfu – As autoridades gregas anunciaram, esta segunda-feira, o resgate de 241 imigrantes ilegais que tentavam chegar à ilha de Corfu a bordo de uma frágil embarcação de madeira. Segundo a guarda costeira, o alerta foi dado na noite de sábado quando o barco afundou a cerca de 50 quilómetros daquela ilha. Mas a embarcação só foi localizada de manhã, quando um navio holandês se cruzou com aquela. As autoridades continuam à procura de 22 imigrantes que permanecem desaparecidos. As pessoas já resgatadas disseram ser provenientes do Afeganistão. Entre os imigrantes resgatados contam-se crianças e várias famílias. Muitos tiveram de ser transportados para o hospital.

Lancha pega fogo em Florianópolis – Uma lancha pegou fogo próximo à margem da Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC), no último fim de semana. Os donos estavam na embarcação no momento do incêndio, mas conseguiram fugir sem ferimentos ao se jogar na água. Funcionários de um posto de combustível próximo ao local tentaram retirar a lancha da área, mas não conseguiram. O incêndio só foi controlado com a chagada do Corpo de Bombeiros.  A Capitania dos Portos vai investigar o acidente.

Cabotagem soterrada em Natal – Os atrasos no projeto do Porto de Natal para implantar a cabotagem no RN e fica a pergunta: onde a cabotagem esbarra para não ter mais força no transporte de cargas no país? Cabe lembrar que a Secretaria de Portos elaborou o Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC) com o objetivo de aumentar a participação do modal aquaviário na matriz de transporte brasileiro, a exemplo do que já acontece na Europa. Atualmente, segundo o Ipea, o modal aquaviário corresponde a 17% da movimentação de cargas no Brasil. Se é mais rápido, mais barato e traz mais lucros para os empresários, o que falta para o projeto sair do papel?

Por Marcus Lotfi

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Os planos para a Cabotagem em Natal já viraram uma grande Novela. Fico me perguntando se o grande entrave não é a Corrupção. Pelo Amor de Deus. Areia Branca tem movimento maior que Natal, como pode? Sorte do Gigliola… rsrsrsrsrs

  2. rsrsrs,
    Com certeza Rodrigo, eu tava até com a idéia de trazer o Gigliola aqui a Natal pra ver se ele consegue resolver essa peleja.
    Brincadeiras a parte, essa novela dos serviços do porto aqui de natal tá uma vergonha, e nós que somos maritimos aqui da cidade sofremos a cada capitulo!

Deixe uma resposta