São José dos Campos dá 480 mil de incentivo a empresas para trabalharem no pré-sal

0
146

A prefeitura de São José dos Campos vai incentivar a participação das empresas da cidade no mercado do pré-sal. O primeiro passo será a identificação destas empresas com potencial para fornecer produtos e serviços para as operações de exploração de petróleo na camada de pré-sal da Bacia de Santos. A administração municipal repassará R$ 480 mil ao Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) por meio de termo de aditamento ao contrato 22.585/2010, referente ao programa de arranjos produtivos locais.

O termo de aditamento tem duração de quatro meses e foi assinado no final do ano passado, entre o Cecompi e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José de Mello Corrêa, o desenvolvimento de fornecedores locais para o mercado de petróleo e gás visa no futuro a criação do arranjo produtivo local específico para o segmento, a exemplo do APL aeronáutico, que reúne empresas fornecedoras da Embraer.

Para Mello, o estímulo à participação das empresas no mercado do pré-sal foi adotado como política de desenvolvimento para os próximos anos e contará com o apoio da administração municipal. Além da identificação de potenciais fornecedores para a exploração de petróleo do pré-sal, o contrato firmado com o Cecompi visa também o desenvolvimento das atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás, além da geração de emprego e renda na região. Para o secretário municipal, o mercado de petróleo e gás poderá representar até 4% do PIB de São José dos Campos nos próximos anos. A cidade tem PIB de R$ 20,7 bilhões, o 21º maior entre os municípios brasileiros o 8º do estado.

Clipping direto – DCI

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta