BP consegue licença para perfuração na Austrália

0
61

A BP ganhou os direitos para perfurar petróleo e gás natural em quatro áreas de exploração em águas profundas na Austrália, no mais recente sinal de que a companhia britânica não reduziu seus esforços para crescer no exterior. Às 10h40 (de Brasília), as ações da BP subiam 1,42% na Bolsa de Londres.

A perfuração em uma área que abrange cerca de 9.260 milhas quadradas – maior do que o Estado de Nova Jersey, nos EUA – poderia começar em 2013, disse a empresa. A profundidade das águas em alguns dos blocos “offshore” do Estado South Australia têm até o dobro da profundidade do poço de Macondo da BP, que vazou milhões de barris de petróleo no Golfo do México no ano passado, em um dos piores desastres desse tipo no mundo.

A BP está otimista de que encontrará quantidades comerciais de petróleo e gás na área de águas profundas, embora não tenha publicado os dados existentes no seu site, que, segundo os padrões da indústria, são altamente especulativos.

O ministro de Energia da Austrália, Martin Ferguson, disse que a BP recebeu quatro licenças após uma “ampla avaliação” por reguladores que analisou a competência técnica e financeira da empresa para realizar a exploração na sub-bacia Ceduna.

Condições adicionais foram impostas para a obtenção das licenças e a BP concordou em “integrar plenamente as lições aprendidas com o incidente da plataforma Deepwater Horizon em seus sistemas e processos”, disse Ferguson. “Estou convencido de que nós estabelecemos as garantias adequadas”, acrescentou o ministro.

Com as informações – Agência Estado / Dow Jones

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta